Ansu Fati, feliz após a estreia no Camp Nou
Ansu Fati, feliz após a estreia no Camp Nou / Twitter: @fcbarcelona_br

Quem era o jovem talentoso que estreou oficialmente no time principal do FC Barcelona com apenas 16 anos no último domingo? Essa é a pergunta que muitos estão se fazendo após a goleada do Barça sobre o Betis (5-2), no Camp Nou, pela segunda rodada da Liga Espanhola.

O nome dele: Ansu Fati. Nascido na Guiné-Bissau no dia 31 de outubro de 2002, Fati chegou com apenas 10 anos ao Barça, procedente do Sevilla. Virou destaque rapidamente nas categorias de base do clube catalão e no último fim de semana realizou de forma precoce o sonho de todo atleta da Masia.

Sem poder contar com Messi, Suárez e Dembélé (contundidos), Valverde teve que recrutar alguns atletas da base para o duelo contra o Betis. Um deles foi o jovem Ansu Fati, que disputou os seus primeiros minutos oficiais no Camp Nou.

Ele substituiu Carles Pérez na reta final do duelo e encheu de alegria os olhos dos 79.159 torcedores presentes no estádio culé. Para completar, no final do jogo ainda recebeu um abraço apertado do ídolo Leo Messi.

Estreia precoce

Com 16 anos e 300 dias de idade no duelo contra o Betis, Ansi Fati se tornou o segundo jogador mais jovem a estrear na Liga Espanhola com a camisa do Barça– o recorde pertence a Vicenç Martínez, com 16 anos e 280 dias na temporada 1941/42.

O jovem talento ainda integra o elenco do Juvenil B do Barça, mas a partir de agora virou o objetivo de todos os técnicos do clube. García Pimenta quer ele para o Barça B, enquanto Victor Valdés solicita os seus serviços no Juvenil A. Após a estreia no time principal, tudo pode acontecer.

Cláusula de 100 milhões

O talento de Ansu Fati é algo público e notório. Tanto é assim que o jovem teve diversas ofertas na temporada passada, algumas de equipes inglesas.

Diante disso, o clube catalão decidiu blindar o jogador. Hoje ele recebe o segundo melhor salário de todos os atletas da base do clube e seu contrato tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros – aproximadamente R$ 460 milhões.

Abaixo, confira um vídeo com alguns dos melhores lances de Ansu Fati na base do Barça.