Lopetegui, novo técnico do Real Madrid
Lopetegui foi demitido a dois dias da estreia na Copa do Mundo / Arquivo – AP/AE

Julen Lopetegui, foi anunciado na tarde desta terça-feira como o novo técnico do Real Madrid pelas próximas três temporadas.

O acordo previa que ele assumiria o comando da equipe madrilenha após o término da Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, a qual disputaria como técnico da Seleção Espanhola.

Até aí tudo bem. O problema foi que o anúncio causou mais surpresa que o feito por Zinedine Zidane há duas semanas, quando deixou de forma inesperada o cargo de treinador do Real Madrid.

E o pior. O acordo feito com total sigilo irritou profundamente Luis Rubiales, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que não aceitou a maneira como foi feita a negociação e anunciou a demissão de Lopetegui do cargo de técnico da Espanha nesta quarta-feira, a dois dias da estreia na Copa do Mundo 2018.

“Agradecemos a Julen por tudo o que ele fez, é um dos responsáveis pela Espanha estar na Rússia, mas fomos obrigados a demiti-lo. Temos uma maneira de trabalhar que deve ser cumprida”, explicou Rubiales. “A Federação não teve outra opção. Em nenhum momento fomos informados e ficamos fora de qualquer tipo de negociação”, acrescentou. 

Poucas horas mais tarde, Rubiales anunciou o nome do ex-zagueiro Fernando Hierro como o novo técnico da Espanha. Resta saber se essa ‘novela’ afetará de alguma maneira o desempenho da ‘Fúria’ na Copa, considerada por muitos uma das favoritas ao título da competição.