Caio (à esquerda) recebeu o jornalista Lucas Duarte para uma entrevista na sua residência, em Curitiba. Foto: LD Sport News

Caio Henrique Rocha é um daqueles talentos que não deixam ninguém indiferente, onde quer que esteja. Conheci essa jovem promessa do futebol em Ibiza (Espanha), quando ele tinha apenas 12 anos e iniciava a sua particular luta em busca de realizar o sonho de ser jogador.

Na época, estava muito adiantado no assunto. Já tinha sido observado por vários clubes do futebol espanhol e acabava de ser contratado pelo Malhorca (Conheça a peculiar trajetória de Caio no futebol europeu).

Era um prodígio e demonstrava uma qualidade técnica acima da média. Mas quando atravessava um bom momento no Malhorca, o destino quis que em 2009 a familia de Caio decidisse voltar a viver no Brasil, após oito anos no exterior. Mais precisamente em Maringá, cidade natal de toda a familia. E um pouco mais tarde, em Curitiba.

Ali, Caio necessitava encontrar um clube. Conseguiu. Inclusive foi mais longe. Com apenas 16 anos e após um período nas categorias de base do Coritiba FC, o jovem atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o time paranaense no último mês de maio. Um dos clubes tradicionais do futebol brasileiro decidiu apostar por ele e é sobre isso, entre outras coisas, que o jogador fala em exclusiva nessa entrevista ao Blog LD Sport News.

LD Sport News – Quando eu te conheci você tinha o sonho de um dia se tornar jogador profissional e conseguiu. Como se sente ao cumprir esse desejo?

Caio – Feliz, mas consciente que eu ainda não sou ninguém. Sei que não será um contrato profissional que vai me tornar conhecido. Agora vem a parte mais difícil, conseguir o meu espaço. Me sinto preparado, mas terei que trabalhar muito para isso.

 

 

 

 

 

O jovem craque celebrando ums dos seus muitos gols nas categorias de base do Coritiba. Foto: LD Sport News

 

 

 

 

LD Sport News – Mas ao menos no Coritiba FC parece que te conhecem bem, tanto que decidiram apostar por você com tão pouca idade…

Caio – Só posso agradecer ao Coritiba pela oportunidade. No clube, todos me tratam com muito carinho e me sinto bem. Ainda tenho idade de juvenil, mas acredito que com esforço e dedicação, num futuro próximo posso retribuir esse apoio na equipe principal.

LD Sport News – Por qual motivo pensa que o clube decidiu investir em você?

Caio – Acredito que pelo meu esforço pessoal. Quando cheguei, consegui mostrar meu futebol e sempre me dediquei ao máximo para conquistar meu espaço no clube. Acho que eles viram minha dedicação e que trabalho para vencer no futebol.

LD Sport News – Seu caso é curioso. Com somente 16 anos você já possui a experiência de jogar nas categorías de base de países como Espanha e Brasil. Quais são as principais diferenças que você encontrou?

Caio – Ao menos com relação as categorias de base na minha opinião é mais difícil jogar no Brasil. Aqui se joga mais duro, com mais contato físico. A estrutura do Coritiba FC também é muito boa nesse sentido. Já no futebol profissional, acho que a situação é diferente. Na Europa, é onde estão os melhores jogadores do mundo e jogar lá é mais difícil.

LD Sport News – Muito garotos que estão começando a carreira já são conhecidos por gostar da vida noturna um pouco além da conta. Como você vê essa situação?

Caio – Acho que tem muitos atletas da minha idade que não se preocupam se o futuro deles vai dar certo ou não. Só pensam no presente, em curtir. Realmente não comparto essa forma de pensar. Quando não estou jogando bola, gosto de coisas mais tranquilas e não suporto bebida alcólica. Também não curto baladas. Para mim, uma rotina saudável é fundamental.

LD Sport News – Apesar da pouca idade, o que você já aprendeu na sua curta vivência no mundo do futebol?

Caio – Quando era pequeno e via os jogos pela televisão me parecia tão fácil ser jogador. Então, quando você vai crescendo e subindo de categoria vê que tudo fica muito mais difícil. Aprendi que é necessário muito esforço e um pouco de sorte para conseguir vencer nesse meio.

LD Sport News – Você se tornou profissional num momento em que o Coritiba FC voltou a mostrar sua força no futebol brasileiro. Acho possível encontrar uma vaga nesse time?

Caio – Acho que necessito um trabalho para ganhar um pouco mais de massa muscular antes de pensar nisso. Mas conseguir uma vaga no time principal é o meu próximo objetivo. Confio no meu esforço.

LD Sport News – O teu empresário é o ex-zagueiro Edinho Baiano, que foi

Caio já conseguiu títulos nas categorias de base do Coritiba e pretende repetir o feito no profissional. Foto: LD Sport News

campeão em todos os clubes do futebol paranaense como jogador. De que maneira ele foi fundamental em todo esse processo?

Caio – O Edinho é uma pessoa muito experiente nesse mundo do futebol e sempre me ajudou bastante fora de campo, com conselhos sobre confiança e humildade, entre outras coisas. Além de meu empresário, é meu amigo.

LD Sport News – E a família?

Caio – Acho que sem o sacrifício deles eu não estaría onde estou. Quando voltamos da Espanha, fomos para Maringá. Logo depois, surgiu essa oportunidade no Coritiba e eles decidiram vir para a capital para estar perto de mim. Agradeço a confiança que eles sempre depositaram em mim. Sempre encontro apoio neles quando eu mais preciso.

LD Sport News – Fiquei sabendo que até o Dirceu Krüeger (A ´Flecha Loira´), um dos maiores ídolos da história do Coritiba FC disse que você se parece com ele no início da carreira…

Caio – É verdade. Uma vez ele me falou que o meu jeito de jogar lembra o dele quando começou e me deu muitos conselhos. Não esqueço suas palavras. Um elogio dele deixa qualquer um orgulhoso.