Os jogadores de Portugal com o troféu da Euro 2016.
Os jogadores portugueses com o troféu mais importante da sua história / Frank Augstein-AP/AE

Em 2004, a Grécia conseguiu a maior façanha da sua história com um gol solitário de Charisteas. Venceu Portugal por 1 a 0 em pleno estádio da Luz, em Lisboa e ficou com título daquela Eurocopa. Uma tragédia para os portugueses.

Mas a exemplo da vida, o futebol dá muitas voltas. E os anjos da bola decidiram que a agora era a vez de Portugal sorrir da mesma forma que chorou. Doze anos depois daquela dura derrota e contra todos os prognósticos, os portugueses conseguiram o título mais importante da sua história.

Desta vez, a tragédia foi francesa. Com um gol do desacreditado Éder na prorrogação, Portugal derrotou a França por 1 a 0 em pleno Stade de France e conquistou a Eurocopa 2016, acabando com a maldição de nunca ter vencido nada importante no futebol mundial.

LESÃO DE CR7

A curiosidade é que Cristiano Ronaldo é o único sobrevivente daquela final contra a Grécia. Naquela ocasião, ele jogou e Portugal perdeu. Desta vez, teve que sair de campo logo no início da final contra a França por culpa de uma lesão e Portugal venceu. Não influenciou em nada na decisão, mas não deixou de ter a sua importância na campanha histórica da seleção portuguesa. Na realidade, Portugal foi campeão com um dos piores desempenhos já vistos em uma seleção campeã.

Mas não importa. O título voltou a mostrar o surpreendente que é o futebol. Isso em uma Eurocopa que começou um pouco sem graça e acabou deixando saudades e boas lembranças, como as da torcida da Irlanda, da surpreendente Islândia e até mesmo do inédito título dos portugueses. Portugal vive uma autêntica festa e celebra o título histórico. Uma façanha que ao menos por um momento serviu para devolver aos portugueses e à sua nação o esplendor que tiveram em outra época. Parabéns, Portugal!