A estação Komsomolskaya, uma das mais lindas do Metrô de Moscou
A estação Komsomolskaya, uma das mais lindas do Metrô de Moscou / Lucas Duarte

Pode até soar um pouco estranho, mas em Moscou vale a pena passar um dia inteiro debaixo da terra. Mas não se assuste, que existe uma explicação bem convincente para um programa desse tipo.

Inaugurado no dia 15 de maio de 1935, no governo soviético de Josef Stalin, o metrô de Moscou é conhecido como Palácio Subterrâneo. Uma denominação perfeita, já que 44 das suas mais de 200 estações são consideradas patrimônio cultural.

Sua decoração é majestosa e as colunas, lustres, estátuas, vitrais, entre muitas outras atrações, dão a impressão de estar em um museu e não em um transporte público. É um orgulho para os moscovitas não apenas pela sua beleza, mas também pela sua eficiência.

Cada dia, na hora de maior movimento, chega a levar 9 milhões de pessoas aos mais diferentes pontos da cidade sem perder a frequência de um trem a cada 90 segundos. É o número 1 no quesito densidade e o seu recorde nesse contexto foi o de transportar 9,27 milhões de pessoas no dia 22 de novembro de 2011.

Além disso, teve um papel importante na vida dos habitantes da capital russa. Suas profundas estações, algumas delas situadas a 80 metros abaixo da terra, serviram como proteção aos moscovitas durante os bombardeios alemães na Segunda Guerra Mundial.

Nesse período, não foi apenas um refúgio, mas um segundo lar para a população de Moscou. Entre as suas paredes nasceram 217 bebês e nas estações existiam lojas e cabeleireiros, além de uma biblioteca pública na estação de Kurskaya.

Agora, adaptada aos tempos modernos, serve como uma das atrações turísticas para os torcedores presentes na Copa do Mundo da Rússia. Inclusive aqueles que não vão aos estádios, podem ficar dentro dos vagões curtindo um joguinho pelas inúmeras TV’s adaptadas para a ocasião (assista ao vídeo abaixo).

As 10 mais recomendadas

São muitas as estações que valem a pena visitar, mas para facilitar a vida do turista que está ou pretende visitar a capital russa, fizemos uma lista com as dez que o LD Sport News considerou as mais bonitas. A maioria delas está na linha 5 (de cor marrom), também conhecida como linha circular.

São elas: Kievskaya, Belorruskaya, Komsomolskaya, Novoslobdskaya, Plóchchad Revolutsii, Elektrozavodskaya, Park Pobedy, Slavyansky Bulvar, Mayakovskaya e Novokuznetskaya.