Fernando Roig, o empresário do setor de azulejos que preside o Villarreal CF desde 1997. Foto: Reprodução Diario AS

Após 10 rodadas disputadas da Liga Espanhola BBVA 2010/11, somente o Villarreal CF segue na captura de Real Madri e Barcelona no alto da tabela da competição (o clube é o terceiro, três pontos atrás do Madri e a dois do Barça). É o único time que ainda oferece resistência para que o Campeonato Espanhol não se converta antes da sua metade no que é a Liga Escocesa: uma briga eterna entre dois clubes. Neste sábado, no estádio Camp Nou, em Barcelona, o Villarreal terá a prova definitiva diante do Barça para ver si está à altura das duas super-potências da competição.

Uma história que se tornou comum nos últimos anos, mas que nem sempre foi assim. A pequena cidade de Villarreal (Vila-real, em catalão, idioma local) está situada na Comunidade Valenciana (uma das 17 comunidades autônomas que constituem o Estado Espanhol) e possui quase 52 mil habitantes. O município teve o privilégio de ver o clube da cidade – o Villarreal CF – estreiar na primeira divisão da Liga das Estrelas apenas na temporada 1998/99. De lá pra cá se converteu num dos times de maior projeção do futebol europeu.

Comandados por Riquelme, conseguiu um terceiro lugar do espanhol (2004/05) o que lhe rendeu a inédita classificação para a Champions League, aonde na temporada seguinte chegaria às semifinais da maior competição de clubes do planeta. Se ganhasse do Arsenal faria a final contra o Barça de Rijkaard e Ronaldinho. Não deu. Logo, conquistou um segundo lugar na Liga Espanhola(2007/08) e voltou ao campeonato europeu. Algo sensacional visto o tamanho do clube.

O estádio ´El Madrigal´ do Villarreal tem capacidade para quase metade da população da cidade. Foto: www.villarrealcf.es

O responsável pelo sucesso é o presidente da entidade desde 1997, Fernando Roig Alfonso, 63 anos. Um empresário do ramo de azulejos que mostrou que com uma gestão eficiente não é necessário pagar quantias milionárias para ter um time competitivo. Atualmente, o clube conta com estrelas como o brasileiro Nilmar, o italiano Rossi, o espanhol Cazorla, entre outros, muitos deles jogadores das suas respectivas seleções nacionais.

O curioso é que o estádio Madrigal, onde o ´Submarino Amarelo´ joga como local (Apelido da equipe pela cor da sua camisa relacionada com a conhecida canção dos ´Beatles´) tem uma capacidade para 22 mil torcedores. É quase a metade da população. Em dias de jogos importantes é certo afirmar que a cidade respira futebol. Pelo simples fato que não tem para onde fugir dele.