Gabriel Jesus comemorando um gol
Gabriel Jesus marcou nos acréscimos e garantiu a vitória e os 100 pontos do Manchester City na Premier League / Frank Augstein – AP/AE

A temporada 2017/18 da Premier League inglesa foi a mais divertida e interessante dos últimos anos. Dois recordes históricos da competição foram quebrados. Pep Guardiola voltou a mostrar o seu talento como técnico e o mundo acompanhou o surgimento de um novo ídolo, o egípcio Mohamed Salah.

No aspecto coletivo, destaque para o Manchester City do técnico Pep Guardiola, que ganhou o título da Premiaer League destruindo vários recordes da competição. O último deles, na vitória fora de casa contra o Southamptom (0-1), na rodada de encerramento do campeonato.

Um gol de Gabriel Jesus nos acréscimos da partida, garantiu aos ‘citizens’ o privilégio de ser a única equipe conseguir vencer 32 dos 38 jogos e a alcançar os 100 pontos na história da Premier League. Outro recorde impressionante foi o de 16 vitórias em 19 jogos disputados fora de casa.

Após a partida, o craque brasileiro aproveitou para dedicar o gol histórico à todas as mães do Brasil, incluindo a dele. Uma ocasião perfeita, já que a façanha histórica ocorreu justamente no domingo em que é celebrado o ‘Dia das Mães’ no Brasil (veja abaixo).

Para completar, o Manchester City conquistou o título inglês com a maior diferença de pontos sobre o segundo colocado (19 pontos ao Manchester United) e com 106 gols a favor, uma marca inédita desde que o campeonato inglês mudou o seu formato, em 1992.

O fenômeno Salah

Se no aspecto coletivo o destaque foi o Manchester City, quando o assunto é desempenho individual, ninguém brilhou mais que Mohamed Salah.

O atacante egípcio do Liverpool fechou a temporada eleito o melhor jogador da Premier League pela Associação de Futebolistas Profissionais da Inglaterra (PFA) e com a Chuteira de Ouro da competição. Salah marcou nada menos que 32 gols e deu 10 assistências nas 38 rodadas do campeonato e estabeleceu um novo recorde histórico de artilharia no campeonato inglês.

A marca anterior pertencia a grandes nomes, como Luis Suárez (31 gols – Liverpool – temporada 2012/13), Alan Shearer (31 gols – Blackburn Rovers – 1993/94) e Cristiano Ronaldo (31 gols – Manchester United – 2007/08).

O craque egípcio soma 44 gols em 51 jogos disputados na atual temporada em todas as competições. E ainda tem a final da Champions League para tentar igualar o recorde de 47 gols com a camisa do Liverpool de Ian Rush, na temporada 1983/84.