Messi correu até Guardiola para dar-lhe um abraço emocionado e de gratidão. Juntos, dominaram o mundo. Foto: Manu Fernández AP/AE

Lionel Messi foi um perfeito Mestre de Cerimônias na noite em que o FC Barcelona preparou uma grande festa de despedida para Pep Guardiola. O clássico contra o RCD Espanyol disputado no último sábado, no estádio Camp Nou, em Barcelona, foi a última partida do técnico catalão diante da sua torcida. E Messi fez questão de transformar o adeus de Guardiola em outro momento inesquecível. O FC Barcelona venceu por 4 a 0, com quatro gols do melhor jogador do mundo.

Desse modo, chegou aos 50 em 37 rodadas da atual Liga Espanhola. Uma barbaridade. Na última quarta-feira, Messi superou a marca de Gerd ´Torpedo´ Müller como maior goleador do futebol europeu numa mesma temporada. O ex -craque do Bayern de Munique e da seleção alemã era o dono do recorde de 67 gols, obtido na temporada 1972/73. Com os três gols diante do Málaga, Messi chegava aos 68. No jogo de despedida de Guardiola, a coisa foi mais longe.

Messi somou mais quatro, atingiu a absurda marca de 72 gols numa temporada e se converteu no maior goleador da história do futebol mundial numa mesma campanha. O recorde anterior pertencia ao escocês naturalizado norte-americano, Archibald Stark, que marcou 70 na temporada 1924/25, na American Soccer League (ASL), jogando pelo extinto Bethlehem Steel. O argentino pulveriza registros históricos com a naturalidade de quem bebe um copo d´água.

Ele certamente nem pensava em recordes quando marcou o quarto gol diante do Espanyol. Só quis sair correndo até Guardiola para dar-lhe um abraço emocionado, de eterna gratidão. Com Guardiola, Messi entrou para sempre no Olimpo do futebol. E vice-versa. “Messi atraiu tanto a atenção nesta temporada que já não posso ter ciúmes. Eu simplesmente lhe disse ´Obrigado´”, reconheceu o treinador após o clássico.