A tabela da Liga Espanhola 2018/19 após oito rodadas
Assim está a tabela da Liga Espanhola após oito rodadas / RFEF

Há tempos não se via uma Liga Espanhola tão equilibrada. Apenas dois pontos separam o primeiro do sexto colocado da competição. E o líder desta vez não é o FC Barcelona ou o Real Madrid. Nem o Atlético.

Quem comanda a tabela do campeonato após oito jogos disputados é o Sevilla, com 16 pontos. Coincidentemente algo que o clube sevilhano não conseguia desde a temporada 1945/46, quando conquistou o seu único título do campeonato espanhol.

O atual campeão Barça empatou com o Valencia na última rodada (1-1) e chegou aos quatro jogos seguidos sem vencer na competição. Ocupa agora a segunda posição ao lado do Atlético de Madrid, ambos com 15 pontos. Já o Real Madrid é o quarto, com 14, mas em um momento anímico alarmante.

Os merengues acumulam quatro jogos consecutivos sem vencer e o que é pior: sem nenhum gol a favor. Caso não marque na próxima rodada contra o Levante, em casa, pela Liga Espanhola, igualará a pior sequência negativa já obtida nos seus 116 anos de história – que ocorreu na temporada 1984/85.

Por outro lado, os modestos Espanyol e Alavés ocupam a quinta e a sexta posição, respectivamente (igualados em pontos com o Real Madrid. E nem nos seus melhores sonhos imaginavam estar lutando com os gigantes do futebol espanhol pelas primeiras posições. Resta saber se todas essas ‘surpresas’ conseguirão manter a boa forma por muito mais tempo.

Stuani: artilheiro da Liga

Não é só o inédito equilíbrio entre tantas equipes no alto da tabela da Liga Espanhola que chama a atenção nesse arranque de temporada. A artilharia da competição é outro fator importante que comprova que o campeonato deste ano realmente parece diferente.

O artilheiro da competição é o uruguaio Stuani, do Girona, com oito gols. Vale lembrar que sua equipe é apenas a 15ª colocada na tabela. Na segunda posição aparece André Silva, do Sevilla, com sete gols.

O inédito é não ver Messi no topo desse ranking, algo corriqueiro na última década, na qual que teve apenas CR7  – hoje na Juventus – como concorrente. Entretanto, o capitão do Barça está na terceira posição, com seis gols e já mostrou que seu apetite de artilheiro segue intacto.

No total, o craque argentino já marcou 11 gols em 11 jogos oficiais disputados até o momento – cinco deles na Champions League. Abaixo, confira os 5 principais goleadores do Campeonato Espanhol.