A tabela da Liga Espanhola após 13 rodadas disputadas
A tabela da Liga Espanhola após 13 rodadas disputadas / Reprodução

Dá para dizer que se trata de uma grata surpresa. Nem o profeta mais polêmico arriscaria dizer há uns três meses que o Sevilla seria o líder da Liga Espanhola após 13 rodadas disputadas.

E não pela qualidade do clube andaluz – que tem muita – mas sim porque os elencos e orçamentos dos poderosos FC Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid não costumam dar margem a surpresas.

Entretanto, dessa vez os críticos que dizem que o Campeonato Espanhol é uma cópia da Liga Escocesa andam calados. Isso porque a competição já deixou clara que nessa temporada não existe favorito.

Há sete rodadas, o LD Sport News já tinha alertado sobre o equilíbrio da atual Liga Espanhola. Depois disso, o Barça se recuperou no campeonato, retomou a liderança e as coisas pareciam que tomariam o rumo de sempre.

Entretanto, após 1/3 do campeonato disputado, o Sevilla volta a dizer que vai ser um ‘intruso’ permanente na briga pelo título. Uma liga que promete emoção até o final, já que apenas seis pontos separam o líder do sexto colocado, Real Madrid.

Baixo número de pontos

O Sevilla está de parabéns pela liderança da Liga Espanhola, mas as estatísticas estão aí para mostrar que os 26 pontos acumulados lhe tornam o pior líder da competição desde a temporada 2001/02.

Naquela ocasião a liderança estava nas mãos do Deportivo La Coruña, também com 26 pontos. Porém, o título acabou ficando com o Valencia, que conseguiu ser campeão com apenas 75 pontos.

Outro dado curioso é que Real Madrid e Barça dividiram a liderança nessa altura da competição nas últimas dez ligas. E apenas duas equipes não conseguiram ficar com o título estando na primeira posição na 13ª rodada.

Stuani: artilheiro da Liga

Entre os fatores que tornam a atual Liga Espanhola mais interessante que os outros anos é que também surgiu um novo candidato ao posto de artilheiro da competição. O nome dele: Christian Stuani (32 anos).

O atacante uruguaio do modesto Girona soma 10 gols e lidera o ranking de goleadores da competição, um a mais que os craques do Barça, Leo Messi e Luis Suárez.

Um pouco mais atrás estão três jogadores empatados na terceira posição, com oito gols. São eles: Andre Silva (Sevilla), Iago Aspas (Celta) e Borja Iglesias (Espanyol).