O espetacular Leo Messi com as seis Bolas de Ouro conquistadas na carreira.
O espetacular Leo Messi com as seis Bolas de Ouro conquistadas na carreira / Francois Mori – AP/AE

Leo Messi voltou a fazer história no futebol mundial. Após ganhar em setembro o The Best da FIFA, o craque argentino conquistou também a Bola de Ouro 2019, prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador da temporada do futebol europeu.

Ele se tornou o único na história a vencer seis vezes o prestigioso prêmio da revista francesa – 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Um novo recorde para aquele que é sem dúvida o melhor jogador da sua geração e um dos melhores de todos os tempos.

O craque argentino superou na votação o holandês Virgil Van Dijk, o português Cristiano Ronaldo e o senegalês Sadio Mané, que completaram o Top-4 da premiação. Aos 32 anos de idade, Messi foi recompensado por mais uma temporada inesquecível.

Messi foi artilheiro do Campeonato Espanhol (36 gols) e da Liga dos Campeões (12), além de ter somado um total de 16 assistências entre ambas as competições – 13 na Liga e três na Champions.

“Nunca deixei de sonhar”

Messi recebeu o prêmio das mãos do croata Luka Modric – ganhador em 2018 – e se mostrou feliz por voltar a vencer o prêmio após quatro anos. “Em todo esse tempo nunca deixei de sonhar. Sei a idade que tenho e agora desfruto mais desses momentos porque minha retirada está mais próxima”, declarou.

“Ainda tenho mais uns anos, mas agora parece que o tempo voa e tudo passa mais rápido. Espero poder seguir desfrutando do futebol, da minha família e de tudo que ainda falta viver”, completou.

Outros prêmios

Além de Messi, a cerimônia de gala da France Football também premiou outros jogadores. Um deles foi o brasileiro Alisson Becker, do Liverpool, vencedor do Troféu Yashin, concedido ao melhor goleiro da temporada.

Outro protagonista da noite foi o zagueiro holandês Matthjs de Ligt (ex-Ajax e atualmente na Juventus). Ele ganhou o Troféu Koppa, concedido ao melhor jogador da Europa Sub-21.

E para completar destaque para a norte-americana Megan Rapinoe (34 anos). Ela que já tinha sido eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA em 2019, foi também a vencedora da Bola de Ouro feminina.