Os jogadores da Real Sociedad fazem a festa no Bernabéu após golear o Real Madrid por 4 a 3
Os jogadores da Real Sociedad fazem a festa no Bernabéu após golear o Real Madrid por 4 a 3 / Twitter: @RealSociedad

Para otimizar o calendário dos clubes, especialmente dos chamados ‘grandes’, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu fazer uma mudança significativa na Copa do Rei 2019/20.

Foi decidido que até as semifinais, as eliminatórias seriam em partida única. O resultado foi surpreendente e a atual edição da competição mais tradicional do futebol espanhol será lembrada por muito tempo.

Isso porque pela primeira vez em muitos anos, a competição não terá a presença de FC Barcelona, Real Madrid, Sevilla, Atlético de Madrid ou Valencia entre os quatro melhores.

Granada, Mirandés, Athletic e Real Sociedad são os semifinalistas. Os mais ‘modestos’ conseguiram aproveitar o fator campo e a ausência do jogo de volta para tombar os gigantes do campeonato.

Mirandés e Granada, históricos

O caso mais espetacular é o do Mirandés, da pequena cidade de Miranda de Ebro. O clube disputa a 2ª divisão espanhola, mas para chegar às semifinais derrubou três clubes da elite do futebol espanhol.

São eles: Celta, Sevilla e, por último, o Villarreal. O Mirandés repetiu o feito da temporada 2011/12, apoiado por uma torcida fiel, que sempre transforma o pequeno Estádio de Anduva em um caldeirão (veja abaixo).

O Granada também voltou a fazer história. Venceu o Valencia por 2 a 1 no seu estádio e volta a estar em uma semifinal da Copa do Rei após 51 anos.

Festa basca na Copa

O País Basco voltou a mostrar a força dos velhos tempos na Copa do Rei. Primeiro, a Real Sociedad foi até o Santiago Bernabéu e goleou o Real Madrid por 4 a 3, com um show do atacante sueco Isak.

Depois foi a vez do Athletic vencer o FC Barcelona por 1 a 0 no Estádio San Mamés com um gol de Williams no último minuto do jogo. Vale lembrar que o Athletic é o segundo maior vencedor da Copa do Rei (23 títulos), atrás somente do Barça (30).

Semifinais definidas

As semifinais serão disputadas em dois jogos e já foram definidas: Athletic Club x Granada e Real Sociedad x Mirandés. A final será disputada em jogo único no próximo dia 18 de abril, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha.