Os heróicos jogadores do Espanyol além de segurar o ímpeto do Barça nno clássico, deram uma mãozinha ao Real Madri. Foto: Manu Fernandez AP/AE

O FC Barcelona entrou em campo no clássico catalão contra o RCD Espanyol disputado no último domingo, no estádio Cornellá-El Prat, com a obrigação de vencer. O time de Pep Guardiola viu o Real Madri golear o Granada um dia antes e ampliar a vantagem na liderança da Liga Espanhola 2011/12 para seis pontos. Com isso, a vitória era fundamental para seguir com a perseguição sobre o eterno rival na luta pelo título.

Só que o Barça não contava com a garra e o combate dos jogadores do Espanyol durante o duelo. Todos cumpriram quase à perfeição com o planejamento tático defensivo imposto pelo técnico argentino Mauricio Pochettino. Apesar do gol de Cesc Fábregas logo aos 16 minutos do clássico, o Barça não conseguia definir o placar e era o Espanyol quem colocava em apuros a zaga do Barcelona. Um filme raro de se ver atualmente.

E o esforço do pequeno Davi contra o gigante Golias acabou recompensado. O atacante Álvaro empatou o jogo com um golaço de cabeça e o Barça teve que se virar em busca da vitória quando já não havia mais tempo. Nos acréscimos, o árbitro Turienzo Álvarezo ainda teve tempo de virar o grande protagonista da noite. Ele não viu um pênalti claro cometido pelo zagueiro Raúl Rodríguez, que cortou com a mão um chute do atacante Pedro que seria o gol da vitória do Barça. O próprio jogador reconheceu a culpa. “Está claro que foi mão, não vou negar. Mas eu não sou o árbitro”, afirmou.

O empate favoreceu o Real Madri, que fechou a rodada na liderança do campeonato com cinco pontos de vantagem sobre o Barcelona. Uma distância considerável num momento importante da Liga Espanhola, mas que o técnico Pep Guardiola não vê ainda como motivo de preocupação. “Eles possuim uma boa vantagem na tabela e uma trajetória impecável no campeonato, mas acredito que só temos que olhar para nós mesmos e buscar corrigir os defeitos”, declarou o treinador do Barcelona (Confira os gols do clássico entre o o RCD Espanyol e o FC Barcelona).