Guardiola é um técnico com muita estrela e um time histórico nas mãos. Foto: Efrem Lukatsky AP/AE

Pep Guardiola (40 anos) somou seu terceiro título da Liga Espanhola em três anos no comando do FC Barcelona. Uma competição que ele ainda não sabe o que é perder como treinador. Logo após o apito final contra o Levante, o técnico do Barça saiu para a entrevista coletiva. Sua primeiras palavras não tinham nada a ver com futebol. “Quero enviar minhas condolências para a familia das vítimas do terremoto de Lorca. Espero que se recuperem logo dessa tragédia”.

Após comentar a notícia que abalou a Espanha na última quarta-feira, Guardiola decidiu falar sobre a sua mais recente conquista. “A Liga desse ano foi a mais difícil, com um desgaste muito intenso. Todos no clube estão de parabéns pelo esforço e agora merecemos disfrutar desse momento”, declarou o técnico catalão, visivelmente aliviado por concretizar o seu mais novo triunfo com duas rodadas de antecedência.

Guardiola não é um técnico comum. Sem nunca ter treinado um time profissional, saiu do comando dos juniores do FC Barcelona para assumir o time principal após a saída de Frank Rijkaard. Na sua primeira temporada, ganhou tudo o que disputou e o Barça se converteu na única equipe a conquistar seis títulos em um ano. Um feito inexplicável.

Nesta semana, Guardiola afirmou que o ´Dream Team´ do Barça do início dos anos 90 é inigualável. Aquele esquadrão conseguiu 12 títulos nos sete anos que esteve sob o comando do técnico Johan Cruyff. Guardiola já soma nove e pode agregar mais um se vence a final da Champions League, no próximo 28 de maio, em Wembley. O ex – aluno já superou o antigo mestre em muitos aspectos em apenas três temporadas. Um fenômeno.