O capitão Sergio Ramos, na derrota diante do Levante (1-2), pela Liga Espanhola
O capitão Sergio Ramos, na derrota diante do Levante (1-2), pela Liga Espanhola / Ana Marcos – DIA ESPORTIVO/AE

Nem o torcedor merengue mais pessimista poderia imaginar o Real Madrid na situação em que se encontra nessa altura da temporada. Após um bom início de campanha, com vitórias e atuações convincentes, o atual campeão europeu teve uma inexplicável queda de rendimento e vive uma crise institucional que há muito tempo não se via.

A saída de Cristiano Ronaldo (hoje na Juventus) deixou os seus companheiros de ataque em evidência. A situação é tão grave que o gol de Marcelo contra o Levante salvou o Real Madrid por apenas 13 minutos de igualar a pior sequência sem gols da sua história – 494 minutos na temporada 1984/85.

Além disso, após a derrota em casa diante do Levante (1-2), o Real Madrid soma quatro jogos seguidos sem vencer na Liga Espanhola – cinco, somando o da Liga dos Campeões – e ocupa apenas a sétima posição da tabela, com 14 pontos em nove partidas. Algo que não ocorria há 16 anos.

Para piorar, a possibilidade de Lopetegui perder o cargo de treinador a qualquer momento é cada vez maior. Uma pesquisa do diário Marca revelou que 53% da torcida merengue quer que ele seja despedido antes mesmo do clássico do próximo domingo contra o Barça, no Camp Nou. Alguns jornais inclusive garantem que a decisão já foi tomada

Entre os favoritos para assumir o cargo estão: Santiago Solari, Antonio Conte, Laurent Blanc e Michael Laudrup. Na coletiva de apresentação do duelo contra o Viktoria Plzen, realizada nesta segunda-feira, em Madri, Lopetegui mostrou confiança. “Se pretendem ver a um técnico deprimido, não olhem aqui”.

Sentimentos à parte, ninguém acredita que ele seguirá no comando do clube. O que seria outro golpe duríssimo para Lopetegui em 2018. Para quem não se lembra, ele foi demitido do cargo de técnico da Seleção Espanhola a dois dias da estreia da equipe na Copa do Mundo da Rússia. E justamente por ter anunciado que iria ao Real Madrid.

Lopetegui pode ter as horas contadas no Real Madrid / Arquivo - AP/AE
Lopetegui parece ter as horas contadas no Real Madrid / Arquivo – AP/AE