Dembélé com a bola durante a Copa do Mundo da Rússia 2018.
Dembélé com a camisa da França, na Copa do Mundo da Rússia 2018 / Thiago Bernardes – FRAMEPHOTO/AE

Após uma primeira temporada afetada por duas contusões, o atacante francês Ousmane Dembélé parece ter recuperado a forma e a motivação que o fizeram ser contratado a peso de ouro pelo FC Barcelona.

É um dos jogadores mais decisivos do Barça nesse início de temporada, com quatro gols em cinco partidas, três deles na Liga Espanhola. Precisou de apenas cinco jogos para marcar a mesma quantidade de gols que conseguiu em toda a temporada anterior.

Foi dele o gol da vitória na final da Supercopa da Espanha (1-2), contra o Sevilla, no Marrocos. Também decidiu o duelo contra o Valladolid (0-1), marcou contra o Huesca e garantiu a virada contra a Real Sociedad (1-2), que serviu para assegurar o primeiro lugar da Liga Espanhola com 100% de aproveitamento.

Aposta de Valverde

Na temporada passada, a imprensa espanhola inúmeras vezes escreveu sobre uma possível falta de compromisso do atacante francês com a camisa do Barça. Rumores sobre constantes saídas noturnas também serviram para aumentar a desconfiança sobre o atleta.

Com isso, no último mercado de transferências do futebol europeu, a mesma imprensa insinuou que o clube catalão estaria disposto a escutar ofertas por ele, mas que o técnico (do Barça) Ernesto Valverde teria vetado essa possibilidade e apostado por ele.

Independentemente da veracidade ou não da informação o certo é que o Dembélé desse início de temporada é enfim o jogador pelo qual o Barça pagou 105 milhões de euros – o segundo mais caro da história do clube.

Talvez ter sido campeão do mundo pela França sem muito protagonismo tenha ensinado ao jogador a magnitude de conseguir algo histórico no futebol e a partir de agora tenha encontrado a inspiração que faltava. E na hora certa, que chega a Liga dos Campeões.