Alonso e Vettel conversaram como bons companheiros na coletiva oferecida pelos pilotos, nesta quinta feira, no circuito de Yeongam (Coréia do Sul). Foto: EFE / Diego Azubel

Vários acontecimentos deram o que falar nas últimas semanas da F1. Primeiro, a saída do inglês Lewis Hamilton da McLaren para substituir Michael Schumacher na equipe Mercedes na próxima temporada. Algo que não agradou o ´Kaiser´ que por culpa disso decidiu dizer adeus – pela segunda vez – à F1. Mas nada repercutiu tanto como o abandono de Fernando Alonso no GP do Japão, disputado no último domingo, no circuito de Suzuka.

O piloto da Ferrari teve um pneu furado logo na primeira curva e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, aproveitou para incendiar esta reta final do campeonato. Vettel venceu no Japão e diminuiu a diferença dele ao líder Alonso para apenas quatro pontos. Deixou o mundial aberto e uma sensação no ar de que Red Bull está num melhor momento que a tradicional escuderia italiana.

O atual bicampeão mundial Sebastian Vettel sabe que as cinco corridas que faltam serão como cinco finais e encara o desafio com otimismo. “Tentaremos aproveitar este momento para conseguir outro bom resultado. Sabemos que o próximo circuito deverá ser bom para nós”, afirmou na última quarta-feira. “Penso que seremos competitivos, mas este ano a coisa está um pouco imprevisível e não dá para dizer o que pode acontecer”, ponderou.

Já o espanhol Fernando Alonso não esconde a preocupação pelo rendimento da sua Ferrari nessa reta decisiva do mundial. “Necessitamos um carro rápido, não cometer erros e esperar que as falhas dos outros não nos prejudique como ocorreu em Spa ou Suzuka. Se não fosse isso, estaria numa situação mais cômoda agora”.

Apesar de tudo, mantém a fé no tricampeonato. “Sei que podemos lutar até o final. As pessoas que trabalham no carro são as mesmas que nos levaram até o topo. Não há motivo para pensar que não podem fazer um bom trabalho agora”, completou em declarações ao site oficial da Ferrari.

Neste domingo, no circuito de Yeongam, na Coréia do Sul, se disputará o primeiro dos cinco combates entre Alonso e Vettel para decidir título da atual temporada. Uma briga onde se encontram Kimi Raikkonen (Lotus) e Lewis Hamilton (McLaren) num papel secundário, mas também com chances reais. Um prato cheio para os amantes da F1.