O jogadores do Barça no jogo contra o Valladolid com uma camisa de apoio ao tecnico Tito Vilanova. Foto: EFE / Nacho Gallego

Uma dessas desagradáveis surpresas da vida até que tentou atrapalhar o fim de ano do FC Barcelona. Mas a recaida do técnico Tito Vilanova de uma grave doença e a cirurgia de urgência que teve que ser submetido na última quinta-feira não foram capazes disso. A situação do treinador do Barça não era tão complicada como temiam e ele precisou de apenas dois dias para receber alta médica.

No mesmo dia que voltava para casa, o Barça enfrentava o Valladolid na última partida do ano, válida pela 17ª rodada da Liga Espanhola 2012/13. Tito Vilanova pôde ver o jogo ao lado da família e se alegrou com o gesto de carinho dos seus jogadores. Todos saíram ao campo com uma camisa que lhe desejava ´Ânimos´ e, atrás, “Cérebro, coração e coragem”. Uma referência ao que Tito considera importante não só no trabalho, mas também na vida.

O treinador do Barcelona viu o seu time vencer por 3 a 1 e acabar 2012 invicto na atual Liga Espanhola. Conseguir 49 pontos de 51 possíveis  – um total de 16 vitórias e um empate em 17 rodadas. E também viu Messi marcar mais um e acabar o ano com 91 gols, seis a mais que o anterior recorde do alemão Gerd Müller, que durou 40 anos para ser batido.

Tito Vilanova viu e foi responsável de lavar o Barça a conseguir o melhor início na história da Liga Espanhola e, antes do final do primeiro turno, ter 16 pontos de vantagem sobre o eterno rival Real Madri. Isso ao mesmo tempo que volta a jogar a mais partida mais importante da vida dele. Sua forma de encarar essa luta, com otimismo, vale muito mais que os resultados. Sem dúvida, será um fim de ano feliz para o torcedor culé.