Capello foi um fiasco no comando da Seleção Inglesa. Foto: Kirsty Wigglesworth AP/AE

Fabio Capello (65 anos) pediu demissão na última terça-feira do cargo de treinador da Seleção da Inglaterra. Particularmente, se eu fôsse inglês, estaria contente. O técnico italiano deixou a sua função sem deixar saudades nem boas lembranças. Desde que assumiu a seleção inglesa há pouco mais de quatro anos, Capello não fez nada que servisse para orgulhar um país que depositou toda a confiança nele.

Apesar de ser considerado um dos melhores técnicos da Europa, Capello não foi capaz de transmitir um espírito vencedor à seleção inglesa. Já o seu decadente futebol defensivo, sim. Na última Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, os ingleses cairam eliminados nas oitavas-de-final diante da Alemanha, após um desempenho lamentável, o pior da sua história numa grande competição.Dias depois, Capello foi ratificado no cargo de forma inexplicável pela Federação Inglesa (FA).

O treinador chegou ao ponto de nunca ter aprendido a falar inglês de forma decente, apesar de viver mais de quatro anos em Londres e cobrar 32 milhões de euros (aproximadamente 74 milhões de reais) da FA nesse período. Para piorar, sempre comprou briga com a opinião pública inglesa. E pelo mesmo motivo: John Terry. O jogador do Chelsea se transformou numa cruz para o técnico e foi o pivô da sua demissão.

Terry é famoso na Europa por seus inúmeros escândalos, entre eles a relação extra-conjugal com a mulher do seu antigo amigo e companheiro de time, Wayne Bridge, antes da Copa de 2010. O fato levou todo o país a pedir sua destituição como capitão da seleção no mundial e o próprio Capello castigou o jogador. Depois do mundial, voltou a dar-lhe o bracelete. Nesta semana a história voltou a se repetir. Pela última vez.

O zagueiro do Chelsea aguarda julgamento por supostas ofensas racistas ao jogador Anton Ferdinand, do Queens Parker Rangers. Por isso, a  Federação Inglesa decidiu destituir Terry novamente do posto de capitão da equipe, por não ser digno dessa condição. Desta vez, nem falaram com Capello. Só que o exigente treinador italiano não gostou da ordem, achou um desrespeito e acabou pedindo demissão a quatro meses da Eurocopa.

Foi o epílogo que faltava ao medíocre trabalho realizado na Inglaterra pelo prepotente treinador italiano. Nem precisa dizer que a FA aceitou rapidinho. Inclusive acaba de nomear de forma interina para o cargo, o técnico da Seleção Inglesa sub-21, Stuart Pearce. Pelo visto, Capello esperava que os ingleses pedissem a gritos a sua permanência. No final, se encontrou com um unânime ´Já vai tarde´.