Pela terceira vez em 17 anos o Man. United do técnico Alex Ferguson (foto) não conseguiu passar da primeira fase da Champions League. Foto: Lauret Gilliare AP/AE

Foi a grande surpresa da última rodada de classificação para as oitavas-de-final da Champions League 2011/12. A cidade inglesa de Manchester ficou atônita na última quarta-feira com a eliminação das duas equipes locais da principal competição de clubes do planeta. Os poderosos Man. United e Man. City cairam de forma vergonhosa na primera fase do campeonato continental e terão que se contentar com disputar a Europa League.

A derrota do Man. United para o FC Basel por 2 a 1, no estádio St. Jakob Park, na cidade da Basiléia (Suíça) foi vital para as acabar com as pretensões do atual vice-campeão europeu. Os Diabos Vermelhos mostraram um futebol irregular durante toda a competição. Apesar disso, dependiam de apenas um empate contra os suíços. E perderam. Sir Alex Ferguson parece não saber mais como reinventar-se a cada ano após mais de duas décadas no comando da equipe.

O Manchester City foi a outra grande decepção da rodada. Os milhões de petro-dólares investidos para esta temporada – que apesar de estar dando resultado na Premier League – não foram suficientes para garantir um lugar entre os 16 melhores clubes da Europa. O time inglês até fez sua parte ao vencer o Bayern de Munique por 2 a 0 em casa, mas não contava com a vitória do Napoli pelo mesmo placar sobre o Villarreal. A vaga que restava ficou para os italianos e  a cidade de Manchester viveu uma noite para esquecer.