Sandro Rosell:

O FC Barcelona voltou a sofrer um duro golpe. O presidente do Barça, Sandro Rosell, convocou uma coletiva de emergência nesta sexta-feira na que anunciou que o técnico Tito Vilanova deixa defitivamente o clube. O motivo da saída voltou a comover a Catalunha e todo o mundo do futebol. Vilanova sofreu uma nova recaída da grave doença que lhe persegue desde novembro de 2011, um tumor na glândula parótida.

Rosell foi breve e visivelmente abalado leu um comunicado que dizia: “Depois de uns exames de rotina à Tito Vilanova, a situação é que ele terá que submeter-se a um tratamento que será incompatível com a responsabilidade de treinador do FC Barcelona”, revelou. “Peço todo o respeito pela privacidade de Tito e da família dele”, completou.

As declarações do presidente do Barça confirmaram o mau presságio que todos tiveram após o anúncio da entrevista coletiva de emergência no clube. A situação ficou ainda mais tensa quando todos os jogadores e alguns dirigentes se apresentaram na sala de imprensa da Cidade Esportiva Joan Gamper. Algo nada normal. Ainda mais com um semblante que variava entre o sério, o triste e o preocupado.

Sandro Rosell não conseguiu conter a emoção e, entre lágrimas, também comunicou que o amistoso deste sábado contra o Gdansk, na Polônia, tinha sido cancelado. “O Barça não tem ânimos para viajar num momento como esse”. Sobre quem será o novo técnico, declarou: “Durante os próximos dias o vice-presidente Josep Maria Bartomeu e o diretor-esportivo Andoni Zubizarreta apresentarão o novo técnico. Provavelmente, no início da semana que vem”.

Quando tudo parecia tranquilo e a única preocupação do clube era acabar de finalizar o elenco para a temporada 2013/14, veio a tormenta. A mesma que incomodou duas vezes com o francês Éric Abidal e três vezes com Tito Vilanova. O Barça volta a perder seu comandante e está completamente à deriva. As perspectivas de até então, desapareceram. O futuro que parecia promissor, ficou incerto.

Tito Vilanova num momento da coletiva que ofereceu na última terça-feira. Foto: LD Sport News

Ainda mais sabendo que não há treinadores com o ´Perfil Barça´ disponíveis no momento. E a solução caseira está complicada nesses momentos. Os anos ao lado de Guardiola deram a experiência que Tito Vilanova precisava para inclusive ganhar a última Liga Espanhola com um total de 100 pontos.

Um recorde do clube na única temporada de Tito como técnico. Só que ele não teve tempo de treinar o sucessor dele. O destino não deixou. A única certeza em tudo isso é que Tito Vilanova terá o apoio de todos nessa que será a partida mais importante da vida dele.