Messi voltou a sentir o gosto amargo da derrota no Coliseu Alfonso Pérez, em Getafe. Foto: Arturo Rodríguez AP/AE

O FC Barcelona apresenta o seu pior começo na Liga Espanhola desde que o técnico Pep Guardiola assumiu o comando da equipe na temporada 2008/09. O principal motivo para os números inéditos do treinador catalão no Barça é a falta de efetividade nos jogos fora de casa.

Em seis jogos disputados longe do Camp Nou, venceu dois, empatou três e perdeu apenas um. Um retrospecto que faria qualquer outro técnico estar contente, mas que para o Barça de Guardiola é pouco.

Ainda mais quando o principal rival Real Madri se encontra na liderança do campeonato com três pontos de vantagem. O último fim de semana foi a gota d´água para Guardiola.

O que parecia uma ocasião ideal para alcançar o rival na tabela se converteu num pesadelo e os planos foram por agua abaixo. Parecia o desenho do Coiote e o Papa-léguas, neste caso representados por ele e Mourinho, respectivamente.

Primeiro Guardiola viu o Real Madri golear o Atlético por 4 a 1 no clássico para depois surpreender-se com uma apática atuação dos seus jogadores, que custou a perda da invencibilidade na temporada, após cair por 1 a 0 diante do modesto Getafe, no Coliseu Alfonso Pérez, um estádio incômodo para o Barça. Com isso, os madrilenhos abriram seis pontos de vantagem e soaram os alarmes no time catalão.

Mas nada como um dia após o outro, pensou o torcedor culé. Na última terça-feira o Barça goleou o Rayo Vallecano por 4 a 0 e tudo voltou ao normal, certo? Errado. A falta de idéias, de ritmo e de pontaria contra o Getafe ainda pairava no ar.

O assunto resultou inclusive num pacto entre jogadores e treinador para evitar novos baques no campeonato e de lutar até o fim pelo tetracampeonato. Ainda mais com o barulho que já está fazendo a proximidade do clássico contra o Real Madri.

Pela primeira vez o Barça de Guardiola terá que reagir no campeonato espanhol. Saberá lidar com essa situação inédita? Foto: Manu Fernández AP/AE

Até o momento, o time madrilenho lidera a competição espanhola com 34 pontos em 13 rodadas, três a mais que o Barça e com um jogo a menos. Se os dois vencem nesse fim de semana, chegam da mesma maneira ao clássico. O Barça receberá o Levante no Camp Nou, em Barcelona, enquanto o Real Madri visita o Sporting, no estádio El Molinón, em Gijón.

Guardiola nunca teve sua hegemonia tão próxima de ser batida. Apesar de ter transformado o Camp Nou numa fortaleza insuperável e de melhorar em muitos outros aspectos (Em oito jogos em casa, o Barça venceu sete e empatou um. Marcou 34 gols e não sofreu nenhum), Guardiola sabe que terá que encontrar novamente o caminho das vitórias e da regularidade  longe de casa.

E sua próxima oportunidade será justamente contra o Real Madri, no dia 10 de dezembro, no estádio Santiago Bernabéu.