Rooney marcou dois e o Man. United conseguiu sua primeira vitória na Champions League 2011/12. Foto: Raed Krisha AP/AE

A rainha Elizabeth deve estar contente. Os seus súditos do futebol inglês fizeram bonito na última rodada da Champions League 2011/12. Manchester City, Chelsea, Arsenal e Manchester United venceram seu respectivos jogos e conseguiram 100% de aproveitamento para o futebol britânico, algo inédito nesta edição do melhor campeonato de clubes do mundo. Chelsea e Arsenal – ambos da cidade de Londres – foram os que deram melhor rendimento aos pontos conquistados.

O Chelsea goleou os belgas do Genk por 5 a 0, no estádio Stamford Bridge, com dois gols do atacante Fernando Torres. O jogador espanhol vai recuperando aos poucos seu faro goleador, algo que levou o Chelsea a pagar 58,5 milhões de euros ao Liverpool para contar com seus serviços e que até hoje a torcida do clube está esperando que o atleta amortize esse valor.

O resultado deixou os Blues na liderança do grupo E da competição, com sete pontos. Já o Arsenal teve que trabalhar uma surpreendente vitória no último minuto por 1 a 0 sobre o Olimpique de Marselha, fora de casa e como prêmio virou líder do Grupo F da Champions League, também com sete pontos.

No caso das equipes da Manchester as vitórias serviram mais como um alívio. Ambos os clubes da cidade brigam a cada rodada pela liderança na Premier League inglesa, mas no campeonato europeu a situação é distinta. Dois gols de pênalti de Wayne Rooney deram a primeira vitória na Champions aos Diabos Vermelhos do técnico Alex Ferguson (2 a 0 sobre os romenos do Otelul Galati). O Man. United ocupa a segunda colocação do Grupo C, com cinco pontos em três partidas, dois a menos que o líder Benfica.

O Manchester City teve que viver seu drama particular, mas com final feliz. Venceu de forma agônica os espanhóis do Villarreal por 2 a 1, de virada, com um gol do argentino Kun Agüero no minuto final. Um triunfo de extrema necessidade para  as pretensões do técnico Roberto Mancini, que agora vê sua equipe na terceira posição do Grupo A, com quatro pontos. Apesar da liderança no Campeonato Inglês, o City terá que melhorar muito se quiser pensar numa vaga na seguinte fase da Champions League.