Valdes
São Víctor Valdés: o goleiro dos milagres. Foto: LD SPORT NEWS.

Segundo a Igreja Católica, uma pessoa precisa ter dois milagres comprovados para ser canonizada, ou seja, para ser considerada santa – antes eram três, mas o Papa João Paulo II facilitou a vida dos candidatos reduzindo para dois. Só na última semana (contra o Real Madrid e o Celta), o goleiro Víctor Valdés, do FC Barcelona , fez no mínimo uns seis.

Três contra o Real Madrid, dois contra o Celta e no dérbi contra o Espanyol, disputado no dia de todos os santos (uma data escolhida a dedo), fez outro milagre decisivo. O jogo estava 0 a 0 e ele parou com o pé um chute à queima-roupa do atacante Víctor Sánchez. Há aproximadamente dois anos, São Valdés é o melhor goleiro do mundo com sobras. Defende qualquer coisa que se atreva a aproximar do seu gol.

Por coincidência, ou não, atingiu a sua maturidade profissional justamente após anunciar no ano passado que sairá do Barcelona no final da atual temporada. Nesse exato momento, é imbatível. Presidente, imprensa, torcida e dirigentes já tentaram fazer ele mudar de idéia, mas desistiram ao ver como ele fica irritado com as tentativas. Valdés, de 31 anos,  quer provar “outro futebol, outras culturas”, como afirmou.

Mas o certo é que o Barça sem Valdés é como o fim de uma ‘Era’ que se aproxima. A saída do goleiro mais vitorioso da história culé (três Champions League, seis Ligas Espanholas, 2 mundiais de clubes, entre muitos outros) fechará uma etapa histórica no clube só conseguida por nomes como Ramallets e Zubizarreta. Os milagres de São Valdés serão lembrados eternamente por uma torcida que antes mesmo dele ir embora, já está morrendo de saudades.