O craque brasileiro foi convidado pelo capitão do Barcelona, Carles Puyol, para fazer a foto oficial como nos bons tempos que jogavam juntos. Foto: LD Sport News (Lu Berleze)

O FC Barcelona viveu um momento especial e de muita emoção na última quarta-feira. O clube catalão celebrou o início da temporada 2010/11 com o tradicional troféu Joan Gamper, criado para homenagear o suíço fundador da entidade. O rival convidado para a festa deste ano foi o AC Milan, da Itália. O duelo em si ficou em segundo plano. O que todos queriam ver era a presença do personagem principal da festa: o brasileiro Ronaldinho Gaúcho.

Desde a sua transferência para o Milan, em 2008, Ronaldinho ainda não tinha tido a oportunidade de regressar ao estádio Camp Nou, palco dos melhores anos da sua carreira. Inclusive, a sua saída do Barcelona foi de certa forma traumática, sem direitos a despedidas e com toda a discrição que as portas dos fundos de qualquer lugar oferecem. Um mal-entendido que demorou dois anos para ser solucionado.

O craque dentuço e de sorriso fácil escreveu um antes e um depois na história moderna do FC Barcelona. Sua chegada em 2003 trouxe magia e diversão ao clube catalão, que vivia numa depressão absoluta após cinco anos sem título e afundado em dívidas. Ronaldinho mudou a dinâmica da equipe e devolveu o Barça ao caminho dos triunfos. E com a camisa culé foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo da FIFA (2004 e 2005) e conquistou o maior prêmio individual do futebol mundial, a ´Bola de Ouro´ da revista francesa France Football.

O capitão Puyol tratou o seu ex-companheiro de vestiário com todo o respeito e carinho possível... Como nos anos em que triunfavam juntos. Foto: (Lu Berleze)

Ninguém esquece. Por  isso na noite da última quarta-feira, os mais de 96 mil torcedores que lotaram o Camp Nou para ver o regresso do ´rei´ não economizaram aplausos para ele. O clube botou no telão os melhores momentos do gaúcho no clube e o craque se emocionou antes da partida. A imprensa não parava de aplaudir Ronaldinho. Enfim, todos se renderam à ele. A justiça foi feita e a paz entre o clube e o jogador foi selada para sempre. Antes tarde do que nunca…

Barcelona vence nos pênaltis

FC Barcelona e Milan empataram no tempo normal em 1 a 1. Quem abriu o placar foi o clube catalão através do atacante David Villa. Foi o primeiro gol de Villa com a camisa do Barça. O empate do Milan veio através de um golaço de Filipo Inzaghi, que mostrou que está mais refinado com os anos. A decisão foi para os pênaltis e o goleiro Pinto, do Barcelona, virou herói e garantiu o troféu Joan Gamper para o time da casa. O capitão Puyol, num gesto emotivo e carinhoso, presenteou Ronaldinho com a taça do torneio. Uma bonita lembrança para o craque mais emblemático da história recente do FC Barcelona.