Ronaldinho Gaúcho e Sean Connery
O mago Ronaldinho Gaúcho e o lendário 007, Sean Connery / LD Sport News

Era o dia 29 de novembro de 2005. O FC Barcelona seguia com sua tradição de pioneirismo em diversas áreas e organizou a primeira partida da história contra uma equipe formada por atletas israelenses e palestinos. O jogo se chamava ‘Jogo pela Paz’ e tinha o objetivo de incentivar o entendimento entre ambos os povos no Oriente Médio.

O objetivo da iniciativa era mostrar que palestinos e judeus podem conviver juntos e que o esporte é um dos melhores meios para tornar isso realidade. Na ocasião, a grande estrela do FC Barcelona era o ‘mago’ Ronaldinho Gaúcho, que tinha o mundo aos seus pés graças um talento sobrenatural, poucas vezes visto em um gramado de futebol. O amistoso, disputado no Camp Nou, terminou com uma vitória culé por 2 a 1.

My name is Bond…

O convidado para dar o pontapé inicial foi o admirado ator escocês Sean Connery. O lendário agente James Bond (007) quis conhecer de perto o jogador que fazia com a bola coisas tão incríveis como as que ele fazia ao serviço da Rainha. E o fã naquele momento era ele.

A partida contou também com a presença do israelense e ganhador do Nobel da Paz, Simon Peres, além de representantes do governo da Catalunha e da Palestina. Com o passar dos anos, ficou evidenciado que a iniciativa não funcionou, já que os dois povos voltaram a entrar em guerra. Apesar disso, ninguém pode negar que a intenção do evento foi a melhor possível.


LUCAS DUARTE

Twitter: LD_BCN

Instagram: LD_BCN