Roberto Carlos e sua maior conquista: a Copa do Mundo de 2002. Foto: AE

O lateral Roberto Carlos (38 anos) aproveitou a sua visita a Espanha para anunciar sua aposentadoria no final de 2012. O jogador brasileiro escolheu o diário esportivo espanhol Marca e a cidade de Madri para revelar a sua decisão. A notícia não surpeendeu muita gente já que o brasileiro leva um tempo exercendo a função de treinador no Anzhi, da Rússia, onde possui contrato até 2013. “No ano que vem seguirei como ajudante do presidente Suleiman Kerimov porque tenho um contrato com ele sem data pra acabar. Me pediu que ajudasse a criar a estrutura do clube para os próximos 10 anos”, afirmou.

Roberto Carlos escolheu a capital espanhola para o anúncio por uma simples razão: foi o lugar onde passou os melhores anos da sua carreira. No Real Madri se converteu no jogador estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do clube e foi onde ganhou a maioria dos seus títulos coletivos e prêmios individuais. Entre eles, três Champions League, três ligas espanholas e dois mundiais de clubes.

Era um superdotado físicamente e diferenciado pelo seu potente disparo. Corria como um guepardo e sua extraordinária forma de jogar mostrou que um lateral para ser bom não tinha que ser necesariamente defensivo. Junto a Cafu, revolucionou a posição no futebol mundial. Tive a sorte de poder vê-lo jogar muitas vezes nos gramados espanhóis e de inclusive entrevistá-lo em algumas ocasiões. Fui mais um que escreveu uma infinidade de linhas para definir o que esse craque fazia dentro de campo.

Durante a entrevista ao diário espanhol, Roberto Carlos também destacou qual foi o seu melhor jogo e o gol inesquecível. “A minha melhor partida foi a final da Champions League que ganhamos contra a Juventus, depois de 32 anos sem conquistar esse título. Significou muito para mim e para o Real Madri. Já o gol mais bonito na verdade foram dois. O que marquei com a Seleção Brasileira contra França e um gol olímpico com o Real Madri, em Tenerife”. Agora, resta esperar as homenagens que seguramente virão. Afinal, ele fez por merecer (Relembre o golaço de Roberto Carlos contra a França).