Pogba durante o duelo contra o Wanderers, pela Premier League / Rolando Harrison
Pogba durante o duelo contra o Wanderers, pela Premier League / Rolando Harrison – Action Plus/AE

Paul Pogba foi vítima de racismo nas redes sociais após perder um pênalti no empate em 1 a 1 do Manchester United contra o Wolverhampton Wanderers, na última segunda-feira (19 de agosto), pela segunda rodada do Campeonato Inglês.

O goleiro Rui Patricio defendeu a cobrança do meia francês nos minutos finais do duelo e Pogba teve que aguentar todos os tipos de insultos raciais de alguns torcedores dos ‘Diabos Vermelhos’.

O Manchester United repudiou as ofensas através de um comunicado e afirmou estar trabalhando para identificar os culpados e puni-los da forma mais adequada possível.

“Também incentivamos empresas de redes sociais a agirem nesses casos”, declarou o clube inglês no comunicado. Nesse contexto, os jornais britânicos afirmam que a maioria dos tweets foram apagados e os perfis que escreveram, suspensos.

O assunto levou o Twitter inclusive a convidar o Manchester United para um encontro nas próximas semanas com o objetivo de falar sobre o ocorrido com Pogba e traçar estratégias contra o racismo nessa plataforma, segundo a informação de Sky Sports (veja abaixo).

Indignação geral

Esse foi o terceiro caso recente de racismo no futebol inglês. Há algumas semanas, Tammy Abraham (atacante do Chelsea) também sofreu insultos raciais após perder o pênalti decisivo contra o Liverpool, na final da Supercopa da Europa 2019.

O atacante do Reading, Yakou Meite, também viveu uma situação similar após errar um pênalti no fim de semana passado, em um duelo pela segunda divisão inglesa.

Todos os casos citados causaram repúdio tanto na Inglaterra como em todo o futebol europeu, que luta há anos para exterminar a praga do racismo nos estádios e fora deles. Abaixo, o comunicado (em inglês) do Manchester United.