Jogadores do PSG
Os jogadores do PSG após o desastre da eliminação na Champions League / Christophe Ena – AP/AE

A eliminatória entre Real Madrid e PSG provou mais uma vez que o dinheiro ajuda mas não é garantia de sucesso no futebol.

O clube francês gastou mais de 400 milhões de euros para trazer já nessa temporada a primeira taça da Liga dos Campeões para o seu museu e o que se viu foi um fiasco sem precedentes.

Foram 222 milhões gasto somente com Neymar, em uma ação que tirou o brasileiro do Barça com uma oferta faraônica, incrementada por uma série de privilégios.

Para logo não ter o retorno que esperava especialmente pelos problemas relacionados com a personalidade do jogador. E ainda – por uma fatalidade – não poder contar com ele na partida mais importante da temporada. Ou acha que os 400 milhões de euros foram gastos para ganhar a liga francesa, uma das mais fracas da Europa?

O clube francês caiu diante do Real Madrid sem oferecer resistência. Foi apático nas duas partidas. No duelo de ida chegou a sair na frente, mas em nenhum momento transmitiu sensação de superioridade. E tomou a virada (3-1).

No segundo confronto, no Parque dos Príncipes, em Paris, onde se esperava uma entrega de corpo e alma do lado do PSG, mais do mesmo. Sucumbiu sem pena nem glória (1-2) diante do rival espanhol e mais uma vez terá que ver a final da Champions League pela televisão.

Para piorar, o clube francês tem que curar a ressaca em plena semana do aniversário de um ano da derrota histórica para o Barça (6-1). E sabendo que será punido pela UEFA pela sua relação cordial com os ‘hooligans’ da sua torcida.

Liverpool e Man. City: classificados

Outro que garantiu vaga entre os oito melhores da Europa foi o Liverpool. Após a goleada por 5 a 0 sobre o FC Porto no duelo de ida, o clube inglês não deu espaço para surpresas. Eliminou a equipe portuguesa com um empate sem gols e selou a classificação diante da sua torcida, no estádio de Anfield.

Higuaín e Dybala
Higuaín e Dybala: heróis da Juventus no estádio de Wembley / Frank Augstein – AP/AE

Quem teve que suar um pouco mais a camisa foi o Manchester City. A equipe de Pep Guardiola foi superada em casa pelo FC Basel (1-2). O brasileiro Gabriel Jesus marcou o gol do time inglês, que apesar da derrota ficou com a vaga graças a ampla vitória por 4 a 0 no duelo de ida, na Suíça.

A força da Juventus

Quando poucos apostavam por ela após o empate em casa (2-2) no primeiro duelo contra o Tottenham, a Juventus voltou a mostrar a sua força na Europa.

Duas vezes finalista da Liga dos Campeões nos três últimos anos, a ‘Vecchia Signora’ garantiu a vaga com uma virada sensacional, que silenciou o estádio de Wembley, em Londres.

O Liverpool saiu na frente com o coreano Son e desperdiçou chances preciosas para tombar o rival. Entretanto, em apenas dois minutos, apareceram Higuaín e Dybala para virar o placar (1-2) e mostrar que no futebol o mais importante é saber competir e lutar até o fim.

Na próxima semana serão definidos os outros quatro classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões. Os duelos são: Roma x Shakhtar, Manchester United x Sevilla, FC Barcelona x Chelsea e Besiktas x Bayern de Munique.