Foi o segundo título europeu do Atlético de Madri em menos de três anos. Foto: Darko Vojinovic AP/AE

Na Espanha existe uma propaganda famosa em que um pai de familia está dirigindo tranquilamente seu carro quando o filho que está no banco traseiro lhe pergunta: “Papai, por que somos do Atlético?”. O pai, surpreendido, olha a criança pelo espelho retrovisor e não sabe o que responder. O comercial resume o sentimento de ser do Atlético de Madri, através de uma simples questão que se tornou célebre entre os torcedores do clube, acostumados a sofrer.

Se o garotinho da publicidade fizesse a mesma pergunta na última quarta-feira, certamente o pai teria um monte de respostas. O Atlético de Madri  voltou a conquistar a Europa League dois anos depois daquele triunfo histórico em Hamburgo. Desta vez, o clube madrilenho venceu o Athletic de Bilbao por 3 a 0, no estádio Nacional de Bucareste (Romênia) e levou o seu torcedor ao paraíso.

O atacante colombiano Radamel Falcao se coroou como um dos novos reis da Europa ao marcar dois golaços na final. O meia brasileiro Diego completou o placar com outro belo gol, um prêmio à sua excelente atuação durante todo o jogo. O técnico argentino Diego Simeone também acabou ovacionado pela torcida. Afinal, ninguém tinha feito um Atlético tão forte em tão pouco tempo.

O Atlético de Madrid realizou uma partida perfeita e superou até com certa comodidade o temido Athletic do treinador Marcelo Bielsa. Apesar da derrota, os Leões de Bilbao também foram eternizados pelo futebol apresentado durante toda a temporada. Uma final digna do esporte mais popular do planeta, onde as duas torcidas e todos os atletas deram uma mostra de como estar à altura da ocasião.