O chileno Alexis Sánchez empatou o jogo ainda na primeira parte com um belo disparo da entrada da área. Foto: Daniel Ochoa de Olza AP/AE

O FC Barcelona regressou ao seu habitual esplendor no grande clássico da Liga Espanhola contra o Real Madri, no último sábado, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O império culé liderado pelo técnico Pep Guardiola escolheu a ocasião perfeita para contra-atacar o favoritismo obtido pelo maior rival nesse início de temporada do futebol espanhol. O clube merengue não conseguiu superar os seus medos e uma vez mais se viu hipnotizado pelo jogo de toque e paciência do Barcelona.

Apesar de sofrer um gol-relâmpago aos 22 segundos de jogo por culpa de uma falha do goleiro Victor Valdés, o Barça não desanimou e foi sempre fiel ao seu estilo. O que parecia perdido após o gol de Benzema se converteu numa virada esplêndida e o mundo da bola voltou a render-se ao futebol mágico da equipe azul-grená. O empate saiu ainda na primeira etapa, com um golaço do chileno Alexis Sánchez após uma grande jogada de Messi. O argentino caminha com passos longos na busca da sua terceira ´Bola de Ouro´ consecutiva.

O FC Barcelona deu outra exibição de futebol no clássico contra o Real Madri, no último sábado, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Foto: Daniel Ochoa de Olza AP/AE

Já o segundo tempo do Barça no clássico foi um presente para um bom sommelier do futebol, que degustou desta vez um pouco de arte em estado puro. Quando o maestro Guardiola move a batuta o futebol do Barça atinge o patamar de espetáculo. Sublime como o Balé Bolshoi, as pinturas de Michelangelo, o Circo do Sol ou uma equação de Einstein. O Barça virou o placar na parte final com gols de Xavi e Cesc Fábregas e voltou a humilhar o eterno rival com a mesma precisão cirúrgica mostrada nos últimos clássicos.

O resultado colocou o Barcelona novamente na liderança da Liga Espanhola 2011/12, com os mesmos 37 pontos do Real Madri, mas com a vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate na competição. Vale lembrar que o Barça tem um jogo a mais que o rival, já que teve que adiantar uma partida por causa da sua participação nesta semana no Mundial de Clubes da Fifa, que já está em andamento no Japão.

O clube catalão aterrizou no país nipônico no último domingo, vindo direto do clássico contra o Real Madri. Guardiola e seus discípulos chegaram com a sensação do dever cumprido na Liga Espanhola e com o toda a tranquilidade para pensar somente na conquista do bicampeonato mundial. “Disse aos meus atletas que não percam essa oportunidade de ganhar um Mundial. É uma oportunidade única”, afirmou Guardiola na coletiva realizada nesta segunda-feira, no Japão.