Fotomontagem FCB de agradecimento à Pedro pelos serviços prestados ao clube.
Fotomontagem FCB de agradecimento a Pedro pelos serviços prestados ao clube.

FC Barcelona e Chelsea FC chegaram a um acordo para a transferência de Pedro Rodríguez por um valor total de 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 110 milhões de reais). Três deles, variáveis, segundo o rendimento do atleta. Desse modo, um dos grandes protagonistas do melhor Barça da história diz adeus ao seu clube do coração em busca de poder contar com mais minutos na Premier League inglesa.

O Barça fez questão de expressar de forma pública o seu agradecimento pelo profissionalismo e dedicação de Pedro durante o tempo que vestiu a camisa do clube. Além disso, desejou sorte ao atleta nessa nova etapa da sua carreira.

INÍCIOS

Pedro Rodríguez, atualmente com 28 anos de idade, chegou ao FC Barcelona no verão europeu de 2004 (procedente do Raqui San Isidro, de Tenerife), para jogar na categoria juvenil do clube. Onze anos depois, deixa o Barça após ser um dos protagonistas dos melhores anos da história azul-grená, somando dois tripletes e um total de 20 títulos.

De forma discreta, o jovem atacante – na época conhecido como Pedrito – fez a sua estreia como profissional culé na temporada 2007/08. O treinador holandês Frank Rijkaard foi o responsável por dar a primeira oportunidade ao jogador das Ilhas Canárias. Desse modo, Pedro cumpriu o sonho de estrear no Camp Nou. Na ocasião, substituiu o camaronês Samuel Eto’o em um duelo contra o Murcia.

CONSAGRAÇÃO

Na temporada 2008/09, Pep Guardiola transformou Pedro em um jogador importante na equipe profissional. Apesar de seguir jogando no Barça B, o atacante foi aos poucos conquistando o seu espaço até chegar a ser fundamental nos 20 títulos conquistados durante a sua trajetória no clube.

Os gols de Pedro na Supercopa da Europa de 2009, no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, na final da Champions League de Wembley 2011 ou, mais recentemente, na Supercopa da Europa 2015, são alguns exemplos disso.

TÍTULOS

Durante a sua trajetória profissional no Barça, Pedro disputou 321 jogos oficiais e marcou 99 gols. Nesse período, ganhou 20 títulos. São eles: 5 Ligas, 3 Champions League, 3 Copas do Rei, 3 Supercopa da Europa, 4 Supercopas da Espanha e 2 Mundiais de Clubes. Além disso, foi campeão do mundo em 2010 e campeão europeu em 2012 com a seleção espanhola. Um vencedor, com uma personalidade humilde e trabalhadora, que estará para sempre na lembrança do FC Barcelona e dos seus torcedores.


LUCAS DUARTE

Twitter: LD_BCN

Instagram: LD_BCN