Pedro com o troféu da Liga Europa, o mais novo da sua incomparável coleção
Pedro com o troféu da Liga Europa, o mais novo da sua incomparável coleção / Twitter: @_Pedro17_

Pedro Rodríguez Ledesma (Santa Cruz de Tenerife, 1987) foi uma das mais gratas surpresas que tive o privilégio de ver surgir no futebol em mais de 15 anos cobrindo a atualidade do FC Barcelona e do futebol europeu. Sua estreia como profissional culé ocorreu em 2008, com o técnico Frank Rijkaard.

Mas foi com Pep Guardiola – seu grande ‘padrinho’ no futebol – a partir da temporada 2008/09 que a carreira dele deslanchou definitivamente. O treinador já tinha apostado por ele nas categorias de base do Barça. Manteve Pedro no clube, contrariando alguns informes negativos que recomendavam a venda do atleta.

O jogador não precisou de muito tempo para mostrar que a aposta de Guardiola foi acertada. Fez parte do elenco que ganhou a tríplice coroa do futebol europeu na temporada 2008/09.

Na campanha seguinte, já com seu primeiro contrato profissional, se tornou o único jogador a marcar em seis competições: Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Liga Espanhola, Copa do Rei, Champions League e Mundial de Clubes.

Além de muitos gols, ele colecionou uma vasta coleção de títulos com a camisa azul-grená, sendo decisivo especialmente nas finais. Com os anos, solidificou a sua fama de ter ‘estrela’ nos momentos mais importantes.

Sucesso no Chelsea

Em agosto de 2015, Pedro decidiu que a sua história no Barça estava finalizada e aceitou se transferir ao Chelsea. E no clube inglês deu sequência a sua brilhante trajetória com gols e mais títulos. E recentemente voltou a fazer história.

Pedro marcou o dele na goleada por 4 a 1 sobre o Arsenal e conquistou o título da Liga Europa 2018/19, o 25º na carreira.

De quebra, tornou-se o único atleta a vencer as competições mais cobiçadas do futebol mundial: Champions League, Liga Europa, Supercopa da Europa, Mundial de Clubes FIFA; Copa do Mundo e Eurocopa (com a Seleção Espanhola).

“Agora acho que já posso me aposentar”, declarou Pedro após a goleada sobre o Arsenal. Apesar do tom de brincadeira nas palavras dele, o certo é que se realmente decidisse se retirar nesse momento, poderia dizer que tem o privilégio de ter uma história única no futebol.