Messi estará três semanas em recuperação após fraturar um osso do braço direito contra o Sevilla
Messi estará três semanas em recuperação após fraturar um osso do braço direito contra o Sevilla / Manu Fernandez-AP/AE

Quando Leo Messi caiu no gramado no duelo contra o Sevilla pela Liga Espanhola, se contorceu de dor e teve que ser substituído com apenas 26 minutos de jogo, as 88.712 pessoas presentes do estádio Camp Nou ficaram mudas. Até então, ele já tinha marcado um gol e dado uma assistência. O gênio de sempre.

Exames realizados posteriormente confirmaram o pior: fratura no osso rádio do braço direito e aproximadamente três semanas afastado dos gramados. Tempo suficiente para perder o duelo contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões e um clássico contra o Real Madrid, entre outros jogos importantes.

A preocupação por Messi é o assunto principal em Barcelona e todos estão ansiosos para ver o desempenho da equipe sem o craque argentino. É certo que o talento único do capitão do Barça faz falta em qualquer momento. Mas é realmente justificada a preocupação da torcida catalã?

Se depender dos números do Barça nos jogos em que Messi esteve ausente por contusão, suspensão ou decisão técnica, o torcedor culé tem motivos para ser otimista. Ao todo, desde que é profissional, o atacante argentino ficou de fora de 88 partidas e a equipe obteve sem ele 56 vitórias, 17 empates e 15 derrotas.

Fora de um clássico após 11 anos

O jogo que a torcida do Barça mais vai sentir falta de Messi sem dúvida será contra o Real Madrid do próximo sábado, no Camp Nou. O craque argentino é o verdadeiro carrasco merengue e até o momento tinha uma sequência de 35 clássicos consecutivos.

A última vez que ele não participou de um duelo contra o eterno rival foi em dezembro de 2007. Na ocasião, o Barça caiu derrotado em casa por 1 a 0. Vale lembrar que que o capitão culé é também o maior artilheiro da história dos clássicos, com um total de 26 gols – 15 deles no Bernabéu e 11 no Camp Nou.

O duelo contra o arquirrival será a prova de fogo para a equipe comandada por Ernesto Valverde mostrar o que pode render sem a sua principal estrela.