Messi com a sua quinta Bola de Ouro.
Leo Messi com a sua 5ª Bola de Ouro / Walter Bieri-AP/AE

Um dos benefícios para o futebol trazidos por Messi foi a ajuda na hora de lembrar quem é o detentor da maioria dos recordes mais conhecidos do futebol. Antes, o maior artilheiro da história do Barça era um, da Seleção Argentina era outro, do Campeonato Espanhol outro…e por aí vai. Com os anos, esses recordes e muitos outros passaram a pertence a um único dono: Leo Messi.

Único atleta a ser eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo e multicampeão pelas categorias de base do Argentina e pelo time principal do FC Barcelona, Leo Messi poderia tranquilamente não ter mais motivações no futebol. Ao invés disso, o camisa 10 do Barça nunca perde a ambição e a motivação para seguir mostrando que é e sempre será o melhor dos melhores.

Em 2017, Messi terá novos desafios e marcas para superar tanto com a camisa do Barça como da Seleção Argentina. Abaixo, selecionamos 10 deles. Confira!

  1. 500 gols oficiais pelo Barça: um dos objetivos de Messi para esse ano é chegar aos 500 gols oficiais com a camisa do FC Barcelona. Atualmente, soma 476.
  2. 100 gols na Liga dos Campeões: o craque argentino soma 97 até o momento e poderá atingir a marca histórica contra o PSG, nas oitavas de final da competição.
  3. 600 jogos oficiais pelo Barça: Messi possui 551 e já se aproxima dos 593 jogos de Carles Puyol, o terceiro com mais jogos oficiais pelo clube. Um ranking liderado por Xavi e que tem Iniesta na segunda posição.
  4. A sexta Bola de Ouro: o craque argentino pretende pela sexta vez o prêmio da revista France Football. Agora que a Bola de Ouro voltou a se separar do Prêmio de Melhor do Mundo da FIFA, Messi quer buscará vencer ambos.
  5. A quinta Liga dos Campeões: outro objetivo de Messsi é conquistar a sua 5ª Liga dos Campeões. O craque já tem quatro:  2006, 2009, 2011 e 2015. Além disso, marcou em duas das quatro finais -Roma 2009 e Wembley 2011.
  6. Maior artilheiro de uma mesma equipe européia: Após superar os 473 gols de Eusébio da Silva com o Benfica, Leo Messi só tem mais três jogadores na sua frente quando o assunto são os maiores artilheiros de uma mesma equipe do futebol europeu. São eles: Uwe Seeler (507 gols pelo Hamburgo), J. McGrory (522 pelo Celtic) e Gerd Müller (525 pelo Bayern de Munique).
  7. 100 gols contra times estrangeiros: Atualmente, Leo Messi soma 97 gols contra times estrangeiros. Em 2017, o craque argentino vai tentar marcar os três que faltam para atingir a marca histórica contra equipes de fora da Espanha.
  8. 400 vitórias pelo Barça: ele é um ganhador nato e com o FC Barcelona soma um total de 390 vitórias em 551 jogos disputados. Ou seja, o camisa 10 do Barça está a somente dez de atingir a marca dos 400 triunfos com a camisa azul-grená.
  9. 500 vezes titular: Messi dificilmente se ausenta do time titular do Barça. Nos 551 jogos que disputou pelo clube catalão até o momento, ele foi titular 484 vezes. Neste 2017, Messi pretende atingir a mara de 500 vezes titular pela equipe azul-grená.
  10. Título com a Argentina: campeão mundial e olímpico pelas categorias de base da Argentina, Messi seguirá buscando quebrar o incômodo tabu de nunca ter vencido uma competição como profissional da seleção argentina. Em 2017 ele terá que mudar a dinâmica ruim da sua seleção, conseguir uma vaga para a Rússia 2018 e só então poderá tentar acabar com a escrita.