Troféu Joan Gamper
Os jogadores do Barça e da Chapecoense no Camp Nou / FCB

Deu Barça na 52ª edição do Troféu Joan Gamper, o tradicional jogo amistoso anual no qual o elenco culé é apresentado à sua torcida no Camp Nou. Jogando bem e apresentando alternativas ofensivas, o time de Ernesto Valverde goleou a Chapecoense por 5 a 0, com gols de Deulofeu, Busquets, Messi, Luis Suárez e Denis Suárez, numa noite marcada pela emoção.

Antes do jogo, o clube catalão prestou homenagem à agremiação catarinense, terrivelmente abalada pela tragédia de 28 de novembro, quando o avião que transportava sua delegação caiu na Colômbia, deixando 71 vítimas fatais.

Protagonistas no pontapé inicial, os três jogadores sobreviventes do desastre, Jackson – goleiro que perdeu parte de uma perna e teve que abandonar o futebol -, Neto e o capitão Alan Ruschel – que retornava hoje aos gramados após meses de recuperação – emocionaram o público. Mais tarde, Alan seria ovacionado pelos 64.705 espectadores do Camp Nou ao ser substituído.

Destaque para Deulofeu 

Um dos principais destaques do primeiro tempo foi a boa atuação de Gerard Deulofeu. De volta ao Barça e consolidado no time principal, o atacante catalão abriu o placar logo no minuto 5 após trama entre Suaréz e Rakitic, participando também das jogadas do segundo (minuto 10) e terceiro (minuto 27) gols, respectivamente marcados por Sergio Busquets – um autêntico golaço de fora da área – e Leo Messi – em bela tabelinha.

O argentino, aliás, esteve em grande forma mais uma vez, registrando um novo recorde para sua inesgotável coleção: é agora o maior goleador da história do Gamper, com oito gols.

Messi comanda a goleada

Os anfitriões mantiveram seu domínio na etapa complementar, e apenas dez minutos após o apito inicial apareceu o artilheiro. Em outra jogada envolvendo Messi, Luis Suárez marcou o quarto gol azul-grená na partida.

O argentino brilharia novamente no minuto 75, dando primoroso passe a outro Suárez, Denis, que liquidou a fatura. Um minuto depois, Valverde promoveu a estreia de Nelson Semedo. O português participou de jogadas ofensivas e inclusive sofreu pênalti, que Paco Álcacer cobrou, mas o goleiro Artur Moraes defendeu.