O craque Thiago Alcântara fez a sua estréia oficial com a Seleção Espanhola e já não poderá defender nenhum outro país. Uma notícia celebrada pelo futebol espanhol. Foto: LD Sport News (Gloria Tapia)

A cidade de Logronho, capital de ´La Rioja´ (Espanha) viveu uma noite inesquecível na última quarta-feira. A região mundialmente conhecida por seus excelentes vinhos se converteu também – por um dia – na terra do bom futebol. Com a goleada por 6 a 0 sobre Liechtenstein, no estádio Las Gaunas, a Seleção Espanhola conseguiu matar dois coelhos com uma cajadada só.

Primeiro: garantiu a vaga antecipada para a Eurocopa 2012, que será disputada em dois países: Polônia e Ucrânia. Ali, defenderá o título e poderá ser a primeira seleção européia a vencer duas Eurocopas e um Mundial seguidos. Segundo: o jovem craque Thiago Alcântara estreiou oficialmente com a camisa da Seleção Espanhola. Ou seja, acabou o debate e ele já não poderá defender as cores de outro país.

A Espanha vive um momento doce no esporte mais popular do planeta. Seus jogadores também. Alguns deles não se cansam de ser notícia. Um exemplo é o atacante David Villa. Com os dois gols que anotou contra Lichtenstein, chegou aos 49 e aumentou a sua marca como o maior atacante da história da ´Fúria´.

David Villa marcou mais dois e já leva 49 gols com a Seleção Espanhola. É o maior goleador da ´Fúria´ de todos os tempos. Foto: Roberto Candia AP/AE

Outro que não pára de surpreender é o meia Xavi, do FC Barcelona. O cérebro do melhor time do mundo também marcou o dele com a Espanha e, de quebra, se converteu no jogador de campo que mais vezes foi convocado pela Seleção Espanhola, com 103 jogos. Mais que ele, somente os goleiros Andoni Zubizarreta (126) e Iker Casillas (124).

Espanha é sem sombra de dúvidas o atual país do futebol. Os resultados dentro e fora de campo, confirmam o status que durante anos pertenceu ao Brasil. Um país que sempre foi referência nesse contexto, mas que hoje vive uma triste realidade. Tudo por culpa do crápula que preside a entidade que controla o futebol brasileiro (CBF) e do grupo de inúteis que lhe rodeiam.