O ônibus das Seis Copas no estacionamento do estádio Camp Nou, em Barcelona. Foto: LD Sport News

O futebol mundial escreveu um novo capítulo na temporada 2008/09. Pela primeira vez na história do esporte mais popular do planeta, um mesmo clube conseguiu vencer os seis títulos mais importantes do ano. O feito inédito foi obra do FC Barcelona que não economizou em espetáculo e levou para as suas vitrines nada mais que os troféus da Champions League, da Liga Espanhola, da Copa do Rei da Espanha, do Mundial de Clubes da FIFA, da Supercopa da Espanha e da Supercopa da Europa. Algo único e praticamente impossível de repetir.

Diante da magnitude da conquista o Barça resolveu inovar oferecendo a oportunidade aos seus sócios e torcedores de ver de perto as seis copas conquistadas. Para isso criou um ´ônibus-museu´, meteu as seis copas dentro e as levou por 110 cidades de toda a Catalunha. A peregrinação dos trofeús iniciou no Camp Nou, no último dia 30 de dezembro e acabou no último sábado, com seu regresso ao estádio do clube catalão. E ali permaneceu até o domingo de Páscoa.

O jornalista Lucas Duarte no ´Ônibus das Seis Copas´ com os troféus conquistados pelo FC Barcelona na temporada 2008/09. Foto: LD Sport News

Grata foi a minha supresa ao chegar no estádio culé para o jogo entre o FC Barcelona e o Athletic Club, sábado passado, pela Liga Espanhola. Dei de cara com o ônibus estacionado. Não resisti. Entrei na fila e fui fazer minha foto também com os troféus mais desejados pelos clubes de todo o mundo. Uma oportunidade bastante agradável. Sem dúvida, a iniciativa do Barça acabou como um sucesso total.