Diego Alves é o melhor goleiro brasileiro em atividade na Europa nos últimos anos. Foto: LD Sport News

O goleiro brasileiro Diego Alves (27 anos) começou a temporada 2012/13 como terminou a anterior: em plena forma. É certo que o seu clube, o Valência, soma apenas dois pontos em três rodadas da atual Liga Espanhola, mas tudo tem uma explicação.

Nos três primeiros jogos, Diego Alves teve por diante nada menos que o Real Madri, no Bernabéu, o Deportivo La Coruña, em casa e o FC Barcelona, no Camp Nou. E se o Valência conseguiu dois pontos nesses duelos, foi por causa das sensacionais defesas desse goleiro.

Alves foi pioneiro no futebol espanhol, quebrou diversos recordes quando ainda jogava pelo modesto Almería e ninguém no atual país do futebol entende como ele não é o dono da camisa ´1´ do Brasil. Afinal, há anos ele é sem sombra de dúvidas o melhor goleiro brasileiro em atividade na Europa.

Feliz por entrar na última lista de convocados da Seleção Brasileira que enfrenta a África do Sul e a China nos próximos dias, Alves conversou uma vez mais em exclusiva com o Blog LD Sport News, no último domingo, no Camp Nou, após o duelo contra o Barça.

LD Sport News – Em apenas três rodadas, você já conseguiu de novo ser destaque em toda a Espanha com as suas defesas. Qual o segredo para manter um nivel tão alto durante tantos anos?

Diego Alves – O segredo é o trabalho. Ponho na minha cabeça que sempre tenho que melhorar, que crescer e esse esforço sempre dá resultado nas partidas. Também tenho um treinador de goleiros que é muito bom, o José Manuel Ochotorena (do Valência e da Seleção Espanhola). Com ele, busco evoluir em aspectos como reflexo e concentração.

LD Sport News – Acaba de ser convocado uma vez mais pela Seleção Brasileira. Acredita que é a oportunidade definitiva para começar a se consolidar como o goleiro titular do Brasil?

Diego Alves – Eu não sei, isso é com o Mano Menezes. Ele é quem tem as opções e ele decide. Eu não tenho que provar nada para ninguém, já levo seis anos aqui na Espanha e muita gente conhece meu trabalho. Inclusive acho sou mais conhecido aqui do que no Brasil. O único que sei é que se tiver minha oportunidade, vou estar preparado.

LD Sport News – Aqui na Espanha todos te consideram o melhor goleiro brasileiro em atividade há alguns anos. Apesar de tudo o que você já fez, nenhum técnico da Seleção parece ter dado o crédito que você merece. Isso nunca te desanimou?

Diego Alves – Acho que tudo depende das oportunidades para mostrar isso. Como eu saí muito cedo do Brasil, pouco gente me conhece por lá. Acabei desenvolvendo minha vida na Espanha e por isso digo que aquí conhecem melhor o meu trabalho. Mas não desanimo nunca. Só espero ter a oportunidade necessária para demonstrar que posso ser goleiro da Seleção Brasileira por muitos anos.

LD Sport News – Vocês terão como rivais na Champions League o poderoso Bayern de Munique, o Lille e o Bate Borisov. Como você analisa as possibilidades do Valência nesta competição?

Diego Alves – Esse ano não colocamos um objetivo em cada competição, mas obviamente buscaremos fazer o melhor em cada uma delas. Nossa idéia é pensar jogo a jogo. Na Champions esperamos chegar mais longe que no ano passado, quando creio que nos faltou um pouco de concentração para isso. Todos os rivais da Champions têm qualidade e o único que sabemos é que devemos jogar com vontade e muita disciplina para ir longe nessa competição.

LD Sport News – E a Liga Espanhola? Apesar do começo um pouco inesperado, acredita que o Valência pode ser a terceira opção num campeonato dominado sempre pelo Barcelona e Real Madri?

Diego Alves – É o nosso objetivo, mas como já falei nossa idéia é pensar sempre na próxima partida, sem fazer planos. Contra o Real Madri jogamos bem e arrancamos um ponto no Bernabéu. Contra o Deportivo, em casa, também empatamos mas poderíamos ter feito algo mais. Aqui contra o Barça viemos com a idéia de vencer e perdemos por 1 a 0. Acho que merecíamos um resultado melhor. A idéia é fazer o tiver ao nosso alcance para impedir que os rivais se distanciem. E creio que a melhor maneira é pensar somente no próximo rival.