Shevchenko tombou os suecos com o seu velho faro goleador. Foto: Giorgi Likovski / FP

Não foi a goleada da Rússia contra a República Tcheca, nem o jogão entre Espanha e Itália, muito menos o empate ´mesquinho´ entre França e Inglaterra. O grande destaque da primeira rodada da Eurocopa 2012 foi a vitória da Ucrânia sobre a Suécia por 2 a 1, na última segunda-feira, no estádio Olímpico de Kiev.

Foram os primeros pontos somados pelos ucranianos numa Eurocopa. E o principal responsável pela façanha foi um dos maiores artilheiros da história recente do futebol europeu. Andrei Shevchenko (35 anos) marcou os dois gols da virada da Ucrânia sobre os suecos e uma vez mais voltou a ser motivo de orgulho para o país dele, que também é um dos anfitriões do torneio.

O ´Bola de Ouro´ de 2004 mostrou que ainda mantém o velho instinto assassino dentro da área. Usou a cabeça duas vezes para inutilizar o gol de Zlatan Ibrahimovic. E colocou a Ucrânia na liderança  do Grupo D da Eurocopa, que conta também com França e Inglaterra. Um goleador de outros tempos que voltou para trazer alegria aos seus compatriotas (Veja os gols de Ucrânia e Suécia).