Neymar (na foto com o pai e o presidente do Santos) já tinha dito que era feliz no Santos, mas de qualquer modo surpreendeu ao decidir ficar no Brasil até 2014. Foto: Gilherme Dionizio/AE

Por essa niguém esperava. O atacante Neymar (19 anos) recusou as ofertas milionárias de grandes clubes da Europa e anunciou sua permanência no Santos até 2014.  A notícia pegou desprevenida principalmente a diretoria e a torcida do Real Madri, que já davam como certa a vinda do brasileiro após o Mundial de clubes do Japão, em dezembro. A surpresa dos dirigentes madrilenhos não passou desapercebida para a imprensa esportiva européia.

Em Barcelona, os principais diários estamparam o Neymar nas suas respectivas capas como forma de provocar o eterno rival. Para muitos, foi o melhor ´drible´ da carreira do brasileiro. Para o Barça, a jogada saiu perfeita, já que o clube tinha deixado claro o interesse na contratação do jogador dentro de alguns anos. E ninguém duvida que o clube catalão fará uma nova ofensiva quando ambas as equipes se encontrem no Japão.

Por outro lado, o particular ´Dia do Fico´ de Neymar pode ter um valor muito mais importante que o meramente futebolístico. A decisão do jovem craque abriu um precedente histórico numa época em que os milhões de euros sempre tiveram a última palavra nesse assunto. É certo que ele não ficará por pouco dinheiro, mas ficou provado que um craque ainda pode preferir seguir no clube de coração, perto da família e dos amigos. Como era antes no futebol brasileiro. Vai que a moda pega.