O grande cenário montado no Auditório 1899 do Camp Nou para dar as boas-vindas a Quique Setién.
O grande cenário montado no Auditório 1899 do Camp Nou para dar as boas-vindas a Quique Setién / Emilio Morenatti – AP/AE

Umas das coisas mais marcantes que Quique Setién (61) falou na sua coletiva de apresentação como novo técnico do Barça foi: “Ontem estava passeando entre vacas na minha cidade e hoje estou treinando o FC Barcelona”.

Uma frase que reflete a magia do inesperado que a vida e especialmente o futebol proporciona. Além de destacar a humildade daquele que será o comandante de uma das equipes mais admiradas do planeta.

Outra declaração que chamou a atenção foi a que mostrou a surpresa dele ao saber que tinha sido o escolhido para o cargo. “Nem nos meus melhores sonhos imaginei estar aqui”.

Apesar da sinceridade de Setién, o nome dele já tinha aparecido anteriormente como opção ao Barça. Principalmente pela filosofia de jogo similar a do clube catalão, ao qual sempre expressou publicamente a sua admiração. Um detalhe muito apreciado na Catalunha.

Nascido em Santander (Espanha) no dia 27 de setembro de 1958, Enrique Setién Solar se destacou especialmente como jogador no Racing da sua cidade, onde teve duas passagens.

Meia de muita qualidade técnica, vestiu também as camisas do Atlético de Madrid, do Logroñés e do Levante. Além da Seleção Espanhola, pela qual participou da Copa do Mundo da FIFA México 1986.

Como treinador, não treinou clubes de primeira grandeza na Europa, mas sempre exigiu dos seus jogadores que priorizassem a posse de bola e o jogo ofensivo.

E conseguiu que todas equipes dirigidas por ele mostrassem um futebol alegre, eficiente e vistoso. Como prêmio, terá agora a oportunidade de comandar o clube que transformou em arte esse estilo de jogo que ele tanto admira.

“Ganhar títulos jogando bem”

Desde a saída do Betis, em maio de 2019, Setién tinha recebido algumas ofertas, mas nenhuma interessante o suficiente na opinião dele. Confessou que esperava que seria chamado por alguma equipe em apuros, lutando contra o rebaixamento.

Decidiu esperar. E valeu a pena. No domingo (12/01) estava assistindo um jogo entre o Escobeda e o Sevilla, pela Copa do Rei, em uma cidadezinha muito próxima da sua. Só queria se divertir e rever os amigos.

De repente, começou a receber ligações perguntando sobre o interesse do Barça por ele e 24 horas depois era anunciado oficialmente como o substituto de Ernesto Valverde na equipe líder da Liga Espanhola.

Um desafio único, que virá com uma pressão imensa, mas que parece não amedrontar Setién. “Meu objetivo é ganhar todos os títulos possíveis jogando bem”, afirmou com entusiasmo na sua apresentação.

Também reforçou a ideia de que será preciso muito trabalho para o jogo que caracteriza o Barça e revelou que pretende apostar pelos atletas da base. O cenário está montando e os torcedores do Barça otimistas. E o mundo ansioso para ver o resultado.