O Fred ´pegou´ a Espanha na final e fez o Maracanã explodir de alegria. Foto: André Mourão - Agência O DIA/AE

Fred foi o matador que o povo gosta. Foi decisivo contra a Itália, contra o Uruguai e na final contra a Espanha mostrou todas as qualidades que um legítimo camisa ´9´ tem que ter. Ele é o terror da grande área, se movimenta com inteligência e consegue estar sempre no lugar certo na hora certa. Além de uma capacidade de definição acima da média e sob qualquer circunstância. O primeiro gol do Brasil contra a Espanha ilustra perfeitamente isso.

Marcou deitado, com um movimiento inesperado que surpreendeu todo mundo. E no segundo gol, um ´tapa´ na bola em diagonal de fora da área que Casillas não teve como evitar. Fred fez o Maracanã explodir de alegria. Acabou com a ´chuteira de prata´ da competição, com cinco gols marcados. O mesmo número do espanhol Fernando Torres, mas que levou a melhor na artilharia porque jogou menos minutos que o brasileiro.

Mas marcar gols contra o Taiti também não deveria ter o mesmo peso. Não importa, Fred não precisa provar quem foi mais decisivo. É fato. E contra isso, que digam o que quiserem. Nesta Copa das Confederações, o goleador brasileiro ganhou o direito de ser o camisa ´9´ desta Seleção. E fez valer o grito do torcedor que sempre diz: “O Fred vai te pegar”. Ele pegou mesmo.