O CD Mirandês é a atual sensação do futebol espanhol. Foto: www.cdmirandes.com

A pequena localidade espanhola de Miranda de Ebro e seus quase 39 mil habitantes se preparam para viver outra noite mágica nesta terça-feira. Tudo porque o modesto clube da cidade localizada na provincia de Burgos, o CD Mirandês (que milita na Terceira Divisão do futebol espanhol) conseguiu a incrível façanha de se meter ao lado dos poderosos FC Barcelona, Valência e Athletic de Bilbao na luta pelo título da Copa do Rei da Espanha 2011/12.

É sem dúvida o maior feito esportivo do Mirandês desde a sua fundação, em 1927. O máximo antes disso tinha sido o título da 4ª Divisão do futebol espanhol – quatro vezes. Mas é ímpossível ter uma idéia da dimensão estratosférica da façanha dessa equipe sem levar em conta alguns fatores que realmente impressionam.

Primeiro foi o fato de ter eliminado no seu caminho até às semifinais equipes da 1ª Divisão da Espanha como o Villarreal, o Racing e o Espanyol. Isso com um orçamento total para a temporada de 1,2 milhão de euros (aproximadamente R$ 2,8 milhões). Um valor insuficiente para pagar a folha salarial de apenas um mês dos times citados anteriormente.

Pablo Infante: gerente de dia e goleador de noite. Foto: www.cdmirandes.com

Outro aspecto que chama a atenção é o cenário onde o Mirandês realiza os seus jogos. Apesar de carismático, o estádio Anduva possui capacidade para somente seis mil torcedores. Mais um exemplo de que tamanho não é documento. E é aí onde esse modesto time vai tentar derrubar o Athletic de Bilbao, nesta terça-feira, pelo jogo de ida das semifinais da tradicional competição espanhola.

Só que a história mais sensacional fica por conta do craque da equipe, o atacante Pablo Infante (31 anos).  Ele é o artilheiro da equipe e da Copa do Rei, com seis gols, três a mais que o segundo colocado. Algo que até poderia ser considerado normal se tratasse de um jogador profissional, o que não é o caso. Infante é gerente de uma agência bancária de dia e goleador de noite.

Mais de uma vez teve que abandonar as celebrações da equipe mais cedo porque tinha que abrir o banco às 8h da manhã para estar entre papéis, créditos e cheques. Ainda assim lidera a lista de goleadores da Copa na frente de jogadores que cobram 200 vezes mais do que ele de salário. Por essas e outras o Mirandês é a atual sensação do futebol espanhol.