Chicarito Hernández marcou o gol da espetacular vitória de virada do Manchester United sobre o Newcastle (4-3). Os ´Diabos Vermelhos´ fecham 2012 com uma importante vitória no tradicional Boxing Day. Foto: EFE / Peter Powell

O futebol inglês viveu o seu tradicional Boxing Day na última quarta-feira. Em português, poderia ser traduzido como o ´Dia das Caixas´. O nome é uma referência às origens desta festividade, que teria surgido na idade média. Segundo algumas teorias, um dia após o natal, as classes nobres inglesas presenteavam os seus empregados com caixas cheias de comidas e frutas.

A idéia permaneceu e o dia 26 de dezembro é até hoje uma data festiva para realizar doações e presentes às classes mais desfavorecidas da sociedade. Grandes acontecimentos esportivos também são comuns neste tradicional dia. Um deles é a rodada especial da Premier League. Um clima de paz e harmonia reina nas arquibancadas e muitos torcedores aproveitam para ir com a família e também fantasiados aos estádios.

No Boxing Day 2012 do atual Campeonato Inglês o grande destaque foi o Manchester United. Jogando em casa, no estádio Old Trafford, em Manchester, os ´Diabos Vermelhos´ chegaram a estar três vez atrás no placar contra o Newcastle. Mas conseguiram uma espetacular vitória de virada por 4 a 3, com um gol do atacante mexicano Chicharito Hernández no último minuto da partida.

O Manchester United também se beneficiou com a derrota do Manchester City (1-0) para o Sunderland e agora lidera a Premier League com 46 pontos em 19 rodadas, sete a mais que o rival da cidade. Já o herói individual do Boxing Day foi o galês Gareth Bale, do Tottenham. O jogador de 23 anos, que está na mira de grandes clubes da Europa, anotou três gols na vitória da sua equipe sobre o Aston Villa por 4 a 0.