Thiago Alcântara com o jornalista Lucas Duarte a poucos dias da final da passada Champions League: "Seria um sonho jogar com o Brasil", confessou.

O caso do meia Thiago Alcântara (20 anos) do FC Barcelona é, no mínimo, curioso. Ele foi a única novidade na lista do técnico espanhol Vicente del Bosque para um amistoso com o time principal da Seleção Espanhola contra a Itália, que será disputado na próxima quarta-feira, em Bari. Um salto na carreira, mas longe de ser uma surpresa para um jogador que faz parte das categorias de base da Espanha desde 2007, quando estreiou na Sub-16 contra a Inglaterra, em Wembley. Depois disso, não saiu mais e agora é uma das estrelas da nova geração do futebol espanhol.

O problema é que apesar de ter a nacionalidade espanhola, Thiago também é brasileiro. E sempre teve um sonho: vestir a camisa do Brasil e seguir a trajetória vitoriosa do pai dele, o ex-jogador Mazinho, campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 1994, nos EUA. Um desejo que Thiago  confessou às vésperas da final da passada Champions League, com um certo ar de decepção num bate-papo que tivemos. “Não sei mais o tenho que fazer para ter uma chance com o Brasil. Dentro de pouco completo 21 anos e aí já não tem mais volta”.

O pai do jogador, Mazinho, parece saber a raíz do mistério da não convocação de Thiago com o Brasil. “Há anos eu mandei um comunicado à CBF para que eles seguissem o futebol do Thiago. Eles me disseram que era muito difícil que um jogador criado na base de outro país fosse convocado para a seleção, o que particularmente acho uma política equivocada”, confessou na manhã deste sábado numa entrevista por telefone ao Blog LD Sport News.

Mazinho confirmou que Thiago se apresentará à Seleção Espanhola para o próximo amistoso contra a Itália e revelou que não vai interferir na decisão do filho. “Eu nunca escondi o desejo de ver o Thiago com a camisa do Brasil, só que a Seleção Espanhola foi a que deu tudo para ele”, afirmou. “Ele tem tempo, já

Thiago feliz da vida ao lado do pai, Mazinho. Foto: Gloria Tapia

que ainda não jogou uma partida oficial com a Espanha, mas a decisão final será exclusivamente dele. Sem falar que antes de tudo ele necessita ser convocado pelo Brasil”, completou.

Com relação a atual pressão da imprensa brasileira contra a CBF sobre o caso, Mazinho diz que acha natural por causa da qualidade de Thiago e das carências do futebol brasileiro. “O Thiago é um jogador muito habilidoso, atrevido, com visão. Um típico camisa ´10´ que está em extinção no futebol brasileiro, como é o caso também do Ganso, do Santos”. Mazinho revelou também que Thiago está feliz com a nova oportunidade com a Espanha e que pensa que o fato de estar adaptado pesará na decisão do filho. “Ele está completamente adaptado aqui. Talvez seja o melhor para ele”.

O certo é que Thiago há três anos está jogando a um nivel extraordinário e é a atual estrela do FC Barcelona na pré-temporada nos EUA, com atuações de gala em cada partida. A CBF sempre olhou para o outro lado quando o assunto era a convocação do jogador. Por essa ´distração´ da entidade que controla o futebol brasileiro, é possível que o Brasil perca uma das novas jóias do futebol mundial. Na Espanha já dão como certo que o jogador será finalmente espanhol. Thiago seria o quinto brasileiro a realizar esta façanha e se uniria a nomes como Becerra, Donato, Catanha e Marcos Senna.