Museu do Arcade Soviético
O Museu do Arcade Soviético, em Moscou, é diversão garantida para adultos e crianças / LD Sport News

Sem dúvida, uma opção para os nostálgicos dos velhos fliperamas. Em tempos de Play Station, X-Box e PC’s de alta tecnologia, o Museu do Arcade Soviético se tornou uma curiosa opção de lazer para os torcedores que estão na capital russa nessa Copa do Mundo.

Está situado no centro de Moscou e para entrar você paga 450 rublos, o equivalente a 27 reais.

Com isso, você recebe uma caixa de fósforo com 15 moedas de copeques para usar à vontade nas máquinas, além de uma folha com instruções em inglês sobre cada um dos jogos ali presentes.

A sensação é de estar em um fliperama de época, com máquinas das mais diferentes idades. No lugar, você também pode encontrar algumas relíquias, como uma máquina soviética de tirar fotografias, na qual você pode fazer uma selfie à moda antiga.

“É um lugar bem legal e diferente, vale a pena conhecer”, afirmou o curitibano Allan Portes, torcedor do Atlético Paranaense, que estava visitando o local acompanhado da filha. “Estou morando em Moscou há algum tempo e decidi visitar esse Museu”, completou.

História do Museu

No início do século XXI, três amigos começaram a buscar e reformar máquinas antigas de jogos que eles estavam acostumados a brincar  quando eram pequenos. Fizeram isso por todos os países que formavam a antiga URSS e após conseguir botar todas em perfeito funcionamento, abriram um local ao público em 2007.

A ideia foi bem aceita e eles criaram também uma filial em São Petersburgo, que segue as mesmas normas do museu de Moscou e que serviu para evitar que uma enorme quantidade de games soviéticos desaparecessem.

Os Games na Rússia

Os jogos de vídeo-games na Rússia passaram a ser desenvolvidos na antiga URSS em 1975, quando o Ministro de Cultura da época autorizou a adaptação de alguns fliperamas que sobraram de uma feira internacional realizada em Moscou alguns anos antes no Parque Gorky e também no local mais tarde conhecido como Kremlin de Izmailovo.

A feira conquistou a juventude moscovita e ao ver o êxito do negócio, o ministro também ordenou que fossem criados jogos russos. Desse modo, eles começaram a ser desenvolvidos em fábricas militares secretas espalhadas pela URSS. Um modo encontrado para competir com uma maneira de lazer típica dos Estados Unidos, que pode ser considerado o lado mais lúdico da Guerra Fria.