Gareth Bale, o protagonista. O Real Madrid pode pagar ao Tottenham um total de 100 milhões de euros.

Personagem 1: Daniel Levy (50 anos). Inglês, de origem judaica. Estudou economia e se formou com ‘Honra ao mérito’ pela Universidade de Cambridge.  Desde 2001 ocupa a presidência do Tottenham Hotspurs. Levy comprou o clube em 2001 numa situação próxima à falência. Após pouco mais de uma década, colocou a equipe inglesa numa situação técnica e financeira acomodada, graças ao seu talento nos negócios.

Personagem 2: Florentino Pérez (66 anos), exitoso político e empresário espanhol. É presidente do Real Madrid pela segunda vez. É famoso por ser ‘mão-aberta’  quando o assunto é comprar algum jogador. O maior exemplo disso foi ter gastado 93 milhões de euros por Cristiano Ronaldo, em 2009, o maior valor pago por um atleta em toda a história do futebol.

Personagem 3: Gareth Bale (24 anos). Jogador, nascido no  País de Gales.  Multi-esportista, se destacou em diversas modalidades antes de escolher o futebol. Foi contratado pelo Tottenham em 2007 e depois disso foi ganhando cada vez mais destaque no cenário esportivo mundial. Potência, técnica, velocidade e um poder de finalização extraordinário foram as qualidades que lhe colocaram entre os melhores jogadores da atualidade.

Agora, o destino quis que os caminhos desses personagens se cruzassem, o que resultou na principal novela do atual mercado de transferências de verão do futebol europeu.

Tudo porque o ‘personagem 2’ se interessou pelo ‘ personagem 3’, que é jogador do clube que preside o ‘personagem 1’. E por culpa disso, o recorde de um valor pago por um jogador (93 milhões de euros) está próximo de ser batido.

100 milhões de euros

A oferta de Florentino Pérez por Bale pode chegar aos 100 milhões de euros. Só que Daniel Levy pretende subir esse valor ainda mais, utilizando toda a sua destreza de negociador. Florentino despistou na última semana ao dizer que “esse valor é muito alto”. Mas ele sabe que se conseguir levar o craque à Madri, não será por muito menos que isso. Valores de um mercado descontrolado, muito por culpa de alguns devaneios do próprio Florentino.

Bale já deu a entender que deseja ir ao Real Madrid. Evitou jogar amistosos na atual pré-temporada e não treinou com o Tottenham. Apesar disso, regressou ao time nos últimos dias, talvez por medo de uma multa astronômica. Bale espera impaciente a oferta oficial do Real Madri, enquanto o clube madrilenho aguarda uma posição oficial de Bale. Mas Daniel Levy e o técnico do Tottenham, André Villas-Boas, já têm a sua: “o jogador não está à venda”.

Conversa. Se o jogador requisitar o seu direito de sair do clube (Transfer Request), o Tottenham terá que negociar. Bale ainda não tomou essa decisão drástica para não ter a torcida do Tottenham contra ele. E por 100 milhões de euros o mais correto seria que Levy botasse um laço vermelho no jogador e entregasse na casa de Florentino Pérez. O prazo final para as contratações se acaba no próximo 31 de agosto. Até lá, ainda vão correr rios de tinta sobre a que pode ser a mais nova loucura financeira no futebol.