Neymar, o grande símbolo de mais um fracasso brasileiro nas Copas
Neymar, o grande símbolo de mais um fracasso brasileiro nas Copas / Marcelo Machado de Melo – FotoArena/AE

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo da FIFA 2018.

Após um excelente início de jogo, no qual perdeu chances incríveis nos primeiros dez minutos, a Seleção Brasileira não conseguiu se recuperar dos dois gols sofridos na primeira parte e caiu derrotada por 2 a 1 diante da Bélgica nesta sexta-feira, na Arena Kazan.

O primeiro gol belga saiu de um escanteio pela esquerda. Kompany subiu na primeira trave, desviou de cabeça e Fernandinho (o pior em campo) fez o resto, marcando contra e colocando o rival em vantagem.

Ainda no primeiro tempo, após um contra-ataque mortal de Lukaku, a bola chegou para Kevin de Bruyne (MVP da partida), que mandou uma bomba cruzada para o fundo das redes de Alisson.

Reação ineficaz

O técnico Tite, sem ideias, esperou até o intervalo para mexer na equipe. Colocou Firmino no lugar de William e manteve Fernandinho, completamente perdido dentro de campo. A substituição não surtiu nenhum efeito.

A situação só mudou mesmo com a entrada de Douglas Costa e Renato Augusto. A forma física, o atrevimento e o acerto no mano a mano de Costa deixou o técnico Tite em evidência. Ninguém entendeu o motivo do jogador estar na reserva.

Renato Augusto também entrou bem e deu esperanças para um Brasil que dominou os minutos finais contra uma Bélgica completamente rendida ao cansaço. Algo que ajudou a equipe de Tite a terminar a partida melhor nas estatísticas. 

Porém, o que vale é a bola na rede e as falhas nas finalizações dos brasileiros e um inspirado Courtois garantiram o resultado e mandaram a Seleção Brasileira de volta para casa mais uma vez sem pena nem glória.

Agora, a Copa do Mundo da Rússia fica sem nenhum representante sul-americano. Antes do duelo do Brasil, o Uruguai caiu diante da França por 2 a 0 e também foi eliminado da competição.