Thomas Müller celebra com os seus conpanheiros o segundo gol marcado na vitória histórica sobre o FC Barcelona. Foto: Matthias Schrader

Foi uma daquelas noites que o FC Bayern e o futebol alemão não esquecerão jamais. O brilhante estado de forma que vive o clube mais vitorioso da Alemanha já tinha deixado claro que o FC Barcelona não teria vida fácil no duelo de ida das semifinais da Champions League 2012/13.

Mas o que se viu na noite desta terça-feira no Allianz Arena, em Munique, foi digno de uma composição clássica de gênios germânicos como Bach ou Wagner. O Bayern foi uma réplica do famoso blindado alemão ´Panzer´, que tanto terror causou na II Guerra Mundial. Seus constantes bombardeios no ataque pulverizaram a defesa do Barça e destruíram as esperanças dos jogadores culés de conseguir um bom resultado em território inimigo.

O resultado de tamanha superioridade física e tática foi uma escandalosa goleada por 4 a 0 sobre o que é considerado o melhor time do futebol mundial da última década. A disciplina alemã aliada a uma garra arrasadora rendeu uma das vitórias mais esmagadoras já vistas numa semifinal da Champions League.

Apesar de ter perdido na posse de bola, o time alemão manteve o Barça sob controle durante o tempo que durou o massacre. O atacante Thomas Müller abriu e fechou o placar. O holandês Robben e o alemão Mario Gómez completaram a festa do Bayern diante da sua torcida.

O Barcelona pagou todos os seu pecados diante de um rival soberano. Tentou impôr o seu jogo de toque, mas era inofensivo no ataque e extremamente débil na defesa. Há muitos anos um rival não conseguia deixar o Barcelona tão vulnerável como o Bayern fez na última terça. O clube catalão entrou em campo afetado por todos os seus problemas defensivos e por ter sua principal estrela, Lionel Messi, muito abaixo do seu melhor estado de forma. E sucumbiu de forma trágica, com o técnico Tito Vilanova sem ter nenhuma idéia para reverter a situação.

O diários da Catalunha e da Espanha em geral, destacam os erros de arbitragem nos três primeiros gols do Bayern, mas também comentam dois pênaltis não assinalados a favor do time alemão. Polêmicas à parte, a realidade é que se o jogo chega a durar mais alguns minutos, a goleada bávara poderia ter sido ainda maior.

Agora resta ao Bayern confirmar o seu favoritismo absoluto no próximo dia 1 de maio, na partida da volta, no estádio Camp Nou, em Barcelona. E ao Barcelona fica o dever de defender o seu orgulho e sonhar com outra virada histórica como a conseguida diante do Milan. Só que a força desse Bayern parece não deixar espaço para nenhum milagre.